É a maior cidade do estado da Paraíba por população. Tem a maior força econômica, por possuir o maior PIB e IDH do estado.
João Pessoa apresenta-se como uma cidade agradável para se viver. É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste. Suas praças contam com equipamentos de ginástica, além de ciclovias espalhadas pela cidade, também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs (das 5 às 8 horas da manhã).
Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
- As faixas vermelhas seriam uma alusão às famílias Silveira e Leitão, de Duarte da Silveira e Martim Leitão, heróis da conquista da capitania da Paraíba;
- As três coroas, que também fazem parte do brasão do município, representam os nomes que a cidade recebeu anteriormente: Filipéia, Frederica (ou Frederikstadt) e Parahyba.
As cores seriam uma homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mesmo motivo pelo qual a atual bandeira da Paraíba é vermelha, preta e branca. O vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa, presidente do estado em 1929 e vice-presidente do Brasil em 1930, ao lado do presidente Getúlio Vargas.
História da cidade de João Pessoa:
Em 5 de agosto de 1585, a padroeira, Nossa Senhora das Neves, foi a homenageada, dando o primeiro nome ao município, "Povoação de Nossa Senhora das Neves", variando para Cidade de Nossa Senhora das Neves em 1589 e Cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves em 1600, em homenagem ao rei Filipe, que acumulava os tronos da Espanha e de Portugal.
Logo após a sua conquista pelo os Países Baixos a cidade passou a se chamar Frederikstad, em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique, a partir de 1635. Depois do declínio da Nova Holanda e com a saída dos Neerlandeses, a cidade retoma o nome de Cidade de Nossa Senhora das Neves em 1655, passando, depois, para Cidade da Parahyba em 1817.
Sua denominação atual, João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo praticamente o estopim da Revolução de 30, embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado porJoão Duarte Dantas, cujo escritório fora invadido por tropas governamentais, tendo sido suas cartas amorosas à professora Anayde Beiriz trazidas a público.