ALEMANHA - BERLIM

BERLIM


Descrição da Imagem: Bandeira de Berlim. Retângulo dividido horizontalmente em três partes. A listra superior e inferior são de cor vermelha e a listra central na cor branca. Ao centro existe o brasão com uma coroa em dourado e abaixo um urso negro.


Estivemos em Berlim em nosso 5º dia de viagem pela Alemanha, permanecendo apenas 01 dia (chegamos no 4º dia às 19h30 vindos de Hannover e saímos no 6º dia às 00h22 rumo à Colônia), mas tempo suficiente para conhecermos vários locais bem interessantes e que indicamos.

HOSPEDAGEM EM BERLIM

Corpo de Bombeiro de Berlim- Feuerwache RankeRankestr

Valter e ao fundo a sede do Quartel de Bombeiros de Berlim
Nosso quarto na Quartel de Bombeiros de Berlim

DADOS HISTÓRICOS DE BERLIM (pesquisados em diversos sites)


Berlim é a capital da Alemanha, situada no nordeste, é a maior cidade do país e um dos maiores centros de política, cultura e ciência européia.

Descrição da Imagem: Mapa da Alemanha e em destaque a região onde se localiza a cidade de Berlim.

Conta à história que alguns séculos a.C., a zona onde hoje se situa Berlim começou a ser habitada por diversas tribos que se estabeleceram nas margens dos rios Spree e Havai.
 No Séc VI, diversas tribos eslavas construíram fortificações nas atuais zonas suburbanas de Spandau e Köpenick.
 Por volta do sec XI, Albrecht, um guerreiro saxão da Casa dos Ascânios derrota as tribos eslavas e torna-se o primeiro Markgraf (conde) de Branderburgo. Por esta altura, estabeleceram-se nas margens do rio Spree imigrantes de outras regiões, nomeadamente do vale do Reno e da Francónia. 
O primeiro documento histórico berlinense remonta a 1237, aludindo às povoações de Cölln e Berlim, situadas em cada uma das margens do rio Spree, envolvendo o local onde hoje se situa Nikolaiviertel. As duas localidades aliaram-se em 1307, tendo constituído um município comum. 
Com a morte, em 1319, do último governante ascânio, Brandemburgo foi disputada pelas casas de Luxemburgo e Wittelsbach, o que originou lutas sangrentas. Em 1414, os habitantes de Berlim, cansados de tanto sofrimento, solicitaram o auxílio do imperador do Sacro Império Romano-Germânico que lhes enviou, como protetor, Frederico de Hohenzollern, dando origem a 500 anos de domínio da Casa de Hohenzollern. 
Em 1432, Colônia e Berlim consolidam a aliança de 1307, tendo-se unificado formalmente. Em 1486 tornou-se na sede do eleitorado de Brandemburgo.
Em 1640, de Frederico Guilherme I de Brandemburgo  assume o trono de Brandemburgo, a cidade de Berlim desenvolveu-se enormemente, tanto em extensão como em quantidade de habitantes, atingindo, no final do séc XVII, o número de 20 000. 
Berlim foi fortificada, abriu-se um canal ligando os rios Spree e Oder e foram plantadas tílias na Unter den Liden - hoje uma das mais importantes artérias da cidade, em cujo extremo poente se situa o mais conhecido monumento de Berlim: a Porta de Brandemburgo. 

Descrição da Imagem: Roberta e ao fundo a Porta de Brandemburgo

(Vide nosso passeio no Portão de Brandemburgo)

Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a 2ª Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas. 
Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os restantes setores de Berlim ficam, assim, a constituir um enclave dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses para os setores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de Berlim muro com cerca de 150 km de extensão, envolvendo os restantes setores. Quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto. 
A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à queda do muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre a RDA e o restante do território da Alemanha ( RFA). 

Descrição de Imagem: pés da Roberta e Valter na marca onde existiu o Muro de Berlim

Em 1990, a Alemanha reunifica-se e Berlim volta a ser a capital, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental da Alemanha desde os finais da 2ª Gerra Mundial. De então para cá, a cidade tem vindo a sofrer uma completa transformação urbanística, com a reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos bairros voltados para o séc XXI, aproveitando, especialmente, as zonas anteriormente ocupadas pelo Muro.

DICAS DE TRANSPORTE EM BERLIM

Berlim tem três pontos de referência: Alexanderplatz, Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo) e Europa Center - todos com centros de informação. 
O metrô de Berlim é dividido em dois tipos: S-Bahn (S), metrô de superfície; e U-Bahn (U), underground, metrô subterrâneo. As estações são identificadas por S e/ou U, conforme atendidas por um e/ou outro.
Ao pegar uma das linhas, ache o seu destino pelo itinerário localizando a parada final. Você compra a passagem nas máquinas automáticas dentro das estações e deve validá-la antes de entrar no vagão, nas plataformas.
O S-Bahn funciona até 1h30 durante a semana e durante toda a noite aos sábados e domingos; O U-Bahn funciona até 0h30, com algumas linhas rodando também durante a madrugada no fim de semana.
O lado oriental ainda mantém o Strassenbahn, o tram, ou o tradicional bonde elétrico, e dentro dele encontram-se as máquinas automáticas para adquirir o ticket, assim como para validá-lo. 
Os ônibus são identificados por números. As paradas (haltstelle) têm uma tabela que mostra os seus horários, e o risco de erro é baixo. Você pode comprar a passagem direto com o motorista ou usar o ticket do metrô, das máquinas automáticas. Durante a noite, há o Nachtlinie, ônibus corujão entre 22h-6h da manhã.
O preço da passagem, igual para qualquer um dos transportes, válida para as zonas A e B, varia com a opção de uso, e há explicação em inglês nas maquininhas para detonar a desculpa de não entender alemão. Short Distance Ticket (Kurzstrecke), para viagens curtas de até três paradas, € 1,20. Single ticket (Einzelfahrausweis), uma única viagem por até 2h após a validação, € 2,10 para zona AB, € 2,30 BC e € 2,60 ABC. Day Ticket (Tageskarte), por todo o dia até as 3h, € 5,70 AB, € 5,80 BC e € 6 ABC. 
Atenção: a fiscalização do transporte público em Berlim é tão engraçada (para os corretos) como apavorante (para os metidos a espertinhos). Os fiscais andam disfarçados, procurando parecer uma pessoa comum, mas, assim que as portas do veículo se fecham, eles imediatamente se identificam e pedem as passagens de todos os que estão pelo caminho. Parece filme policial -mas quem não deve não teme. Já falcatrua vale humilhação na frente de todos mais uma multa de € 40 que os caras vão lhe cobrar.
Bicicletas também são populares em Berlim, especialmente no verão, com várias ciclovias na sua área urbana - o que, aliás, merece uma boa atenção de pedestres (e dos ciclistas também). A Fahrradstationé a maior empresa da cidade para aluguel de bikes, com postos, entre outros locais, na Leipziger Strasse 56 e na estação Friedrichstrasse, locações a partir de € 5. Se você levar sua bicicleta num passeio de ônibus, por exemplo, saiba que é preciso comprar um passe com tarifa reduzida (reduced-fare ticket) para a magrela. (Do Guia da Europa)

COMENTÁRIOS GERIAS DE BERLIM (by Roberta)


Irei postar a impressão geral que tive em Berlim, que resumindo, é um misto de emoções fortes. 
Andar por locais onde houveram tantas batalhas, mortes, sofrimentos, deixam, para mim, ainda um ar pesado em alguns locais.
Achei a cidade suja, com garrafas de bebidas vazias pelos cantos, jovens perambulando em bando, como se estivessem sem rumo.
Conheço pessoas que amam Berlim, mas eu, particularmente, achei interessante por conhecer a cidade, mas não recolocaria em meus projetos de viagem futuros.


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