BERLIM
Descrição da Imagem: Bandeira de Berlim. Retângulo dividido horizontalmente em três partes. A listra superior e inferior são de cor vermelha e a listra central na cor branca. Ao centro existe o brasão com uma coroa em dourado e abaixo um urso negro.
Estivemos em Berlim em nosso 5º dia de viagem pela Alemanha,
permanecendo apenas 01 dia (chegamos no 4º dia às 19h30 vindos de Hannover e
saímos no 6º dia às 00h22 rumo à Colônia), mas tempo suficiente para
conhecermos vários locais bem interessantes e que indicamos.
HOSPEDAGEM EM BERLIM
Corpo de Bombeiro de
Berlim- Feuerwache Ranke, Rankestr
Valter e ao fundo a sede do Quartel de Bombeiros de Berlim |
DADOS HISTÓRICOS DE BERLIM (pesquisados em diversos sites)
Conta à história que alguns séculos a.C., a zona onde hoje se situa
Berlim começou a ser habitada por diversas tribos que se estabeleceram nas
margens dos rios Spree e Havai.
No Séc VI, diversas tribos eslavas construíram fortificações nas
atuais zonas suburbanas de Spandau e Köpenick.
Por volta do sec XI, Albrecht, um guerreiro saxão da Casa dos
Ascânios derrota as tribos eslavas e torna-se o primeiro Markgraf (conde) de
Branderburgo. Por esta altura, estabeleceram-se nas margens do rio Spree
imigrantes de outras regiões, nomeadamente do vale do Reno e da Francónia.
O primeiro documento
histórico berlinense remonta a 1237, aludindo às povoações de Cölln e
Berlim, situadas em cada uma das margens do rio Spree, envolvendo o local onde
hoje se situa Nikolaiviertel. As duas localidades aliaram-se em 1307, tendo
constituído um município comum.
Com a morte, em 1319,
do último governante ascânio, Brandemburgo foi disputada pelas casas de
Luxemburgo e Wittelsbach, o que originou lutas sangrentas. Em 1414, os
habitantes de Berlim, cansados de tanto sofrimento, solicitaram o auxílio do
imperador do Sacro Império Romano-Germânico que lhes enviou, como protetor,
Frederico de Hohenzollern, dando origem a 500 anos de domínio da Casa de
Hohenzollern.
Em 1432, Colônia e Berlim consolidam a aliança de 1307,
tendo-se unificado formalmente. Em 1486 tornou-se na sede do eleitorado de
Brandemburgo.
Em 1640, de Frederico
Guilherme I de Brandemburgo assume o
trono de Brandemburgo, a cidade de Berlim desenvolveu-se enormemente, tanto
em extensão como em quantidade de habitantes, atingindo, no final do séc XVII,
o número de 20 000.
Berlim foi fortificada,
abriu-se um canal ligando os rios Spree e Oder e foram plantadas tílias na Unter den Liden - hoje uma das mais importantes artérias
da cidade, em cujo extremo poente se situa o mais conhecido monumento de
Berlim: a Porta de Brandemburgo.
Descrição da Imagem: Roberta e ao fundo a Porta de Brandemburgo
(Vide nosso passeio no Portão de Brandemburgo)
Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a 2ª Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas.
Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a 2ª Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas.
Em 1949 nasce, nos territórios
controlados pelos soviéticos, a República democrática Alemã, tendo por capital
a zona oriental de Berlim. Os restantes setores de
Berlim ficam, assim, a constituir um enclave dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses
para os setores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de
Berlim muro com cerca de
150 km de extensão, envolvendo os restantes setores. Quem tentasse
ultrapassá-lo era imediatamente morto.
Em 1990, a Alemanha
reunifica-se e Berlim volta a ser a capital, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte
ocidental da Alemanha desde os finais da 2ª Gerra Mundial. De então para
cá, a cidade tem vindo a sofrer uma completa transformação urbanística, com a
reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos
bairros voltados para o séc XXI, aproveitando, especialmente, as zonas
anteriormente ocupadas pelo Muro.
DICAS DE TRANSPORTE EM BERLIM
Berlim tem três pontos de
referência: Alexanderplatz, Brandenburger Tor (Portão
de Brandemburgo) e Europa Center - todos
com centros de informação.
O metrô de Berlim
é dividido em dois tipos: S-Bahn (S), metrô de superfície; e U-Bahn (U), underground, metrô subterrâneo. As estações são identificadas por S e/ou U,
conforme atendidas por um e/ou outro.
Ao pegar uma das linhas, ache
o seu destino pelo itinerário localizando a parada final. Você compra a
passagem nas máquinas automáticas dentro das estações e deve validá-la antes
de entrar no vagão, nas plataformas.
O S-Bahn funciona até 1h30
durante a semana e durante toda a noite aos sábados e domingos; O U-Bahn
funciona até 0h30, com algumas linhas rodando também durante a madrugada no fim
de semana.
O lado oriental ainda mantém o Strassenbahn, o tram, ou o
tradicional bonde elétrico, e dentro dele encontram-se as máquinas automáticas
para adquirir o ticket, assim como para validá-lo.
Os ônibus são
identificados por números. As paradas (haltstelle) têm uma tabela que
mostra os seus horários, e o risco de erro é baixo. Você pode comprar a
passagem direto com o motorista ou usar o ticket do metrô, das máquinas
automáticas. Durante a noite, há o Nachtlinie, ônibus corujão entre 22h-6h da manhã.
O preço da passagem, igual para
qualquer um dos transportes, válida para as zonas A e B, varia com a opção de
uso, e há explicação em inglês nas maquininhas para detonar a desculpa de não
entender alemão. Short Distance Ticket (Kurzstrecke), para viagens curtas de até três paradas, € 1,20. Single
ticket (Einzelfahrausweis), uma
única viagem por até 2h após a validação, € 2,10 para zona AB, € 2,30 BC e €
2,60 ABC. Day Ticket (Tageskarte), por todo o dia até as 3h, € 5,70 AB, € 5,80 BC e € 6 ABC.
Atenção: a
fiscalização do transporte público em Berlim é tão engraçada (para os corretos)
como apavorante (para os metidos a espertinhos). Os fiscais andam disfarçados,
procurando parecer uma pessoa comum, mas, assim que as portas do veículo se
fecham, eles imediatamente se identificam e pedem as passagens de todos os que
estão pelo caminho. Parece filme policial -mas quem não deve não teme. Já
falcatrua vale humilhação na frente de todos mais uma multa de € 40 que os
caras vão lhe cobrar.
Bicicletas também
são populares em Berlim, especialmente no verão, com várias ciclovias na sua
área urbana - o que, aliás, merece uma boa atenção de pedestres (e dos
ciclistas também). A Fahrradstationé a maior
empresa da cidade para aluguel de bikes, com postos, entre outros locais, na
Leipziger Strasse 56 e na estação Friedrichstrasse, locações a partir de € 5.
Se você levar sua bicicleta num passeio de ônibus, por exemplo, saiba que é
preciso comprar um passe com tarifa reduzida (reduced-fare ticket) para
a magrela. (Do Guia
da Europa)
COMENTÁRIOS GERIAS DE BERLIM (by Roberta)
Irei postar a impressão geral que tive em Berlim, que resumindo, é um misto de emoções fortes.
Andar por locais onde houveram tantas batalhas, mortes, sofrimentos, deixam, para mim, ainda um ar pesado em alguns locais.
Achei a cidade suja, com garrafas de bebidas vazias pelos cantos, jovens perambulando em bando, como se estivessem sem rumo.
Conheço pessoas que amam Berlim, mas eu, particularmente, achei interessante por conhecer a cidade, mas não recolocaria em meus projetos de viagem futuros.
OUTRAS POSTAGENS DE NOSSOS PASSEIOS POR BERLIM:
OUTRAS POSTAGENS DE NOSSA VIAGEM PELA ALEMANHA
http://viagensfamiliamorettipadulla.blogspot.com.br/2011/02/projeto-de-viagem-alemanha-parte-1.html
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