BRASÃO DO REINO UNIDO
Como a bandeira, o Brasão do Reino Unido, também conhecido como Brasão de Armas do Monarca Britânico ou Brasão Nacional, é uma união dos escudos da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte.
Brasão do Reino Unido |
Este brasão é de uso oficial da rainha e tudo que está relacionado com seu poder, conhecido como suas Arms of Dominion.
Os demais membros da família real e o governo britânico utilizam outros brasões que são derivados deste.
DETALHES DO BRASÃO
No centro do brasão existe um escudo que está dividido em quatro partes, que simbolizam os antigos brasões e bandeiras dos países membros do Reino Unido. Na 1ª e no 3ª parte estão os três leões amarelos em fundo escarlate, representando a antigo bandeira da Inglaterra e reforçando a sua supremacia diante da união. Na 2ª parte um leão rampante representa a Escócia e na 4ª parte a arpa simboliza a Irlanda, símbolos da cultura e etnia celta.
Ao lado direito do escudo (para quem olha de frente é o esquerdo), encontra-se um leão coroado, simbolizando a Inglaterra e na esquerda (direita para quem olha), um unicórnio acorrentado, simbolizando a Escócia. (O unicórnio está acorrentado porque acredita-se que quando ele está livre é considerado uma besta perigosa).
Na fita localizada na base do brasão está escrito Dieu et mon droit (Deus e o meu direito), ilustra a importância da língua francesa vernácula nas cortes europeias, bem como a crença dos monarcas ingleses de que tinham o direito divino, sendo Deus a única limitação existente ao poder real.
Na jarreteira atrás do escudo, o lema é o da ordem da Jarretiera Honni soit qui mal y pense (Envergonha-se quem nisto vê malícia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário