TOUROS - RN
Trajeto até Touros
Ao estilo Família Moretti Padulla, estávamos em casa e decidimos pegar uma estrada e conhecer um novo lugar e desta forma, decidimos ir até Touros – RN.
Nosso roteiro:
- Natal até Touros, cerca de 100km de distância
Descrição da Imagem: Mapa rodoviário de Natal até Touros - RN |
Saímos de Natal-RN com tanque cheio:
1º hora: Natal-RN até a entrada para a BR 101 = 35km, pois realizamos parada para água de coco e tirar dinheiro no caixa eletrônico;
2º hora: Entrada na BR 101 até Touros-RN = 102km, com parada no Parque Eólico Rio do Fogo.
Para este passeio levamos:
· Água;
· Câmera de foto/vídeo;
· Protetor Solar;
· Roupa de banho e toalhas;
· Boné;
· Cadeiras de praia.
VÍDEO DO PASSEIO NATAL - TOUROS
Saímos de nosso apartamento em Natal – RN as 09h10 e fizemos uma parada na barraca do coco gelado na Av. Roberto Freire – Praia de Ponta Negra.
Descrição de Imagem: Valter na barraca do coco gelado |
Após esta refrescante hidratação, seguimos nosso roteiro rumo Touros, mas antes teríamos que tirar dinheiro, pois sabemos que alguns lugares de praia não aceitam cartão de crédito/débito, então é sempre bom termos uma reserva em espécie. Com isso, desviamos um pouco nosso roteiro por cerca de 8 km, até o retorno a rota original.
Descrição de Imagem: Vista da Ponte de Todos Newton Navarro - Natal RN |
Por este caminho já entramos na BR 101 próximo a Extremoz – RN e seguimos rumo norte, para Touros.
Como já comentado na postagem de São Miguel do Gostoso – RN é interessante notar as diferentes tonalidades das areias existentes nas paisagens na beirada da estrada.
Rodados 83km, nos deparamos novamente com o PARQUE EÓLICO RIO DO FOGO e desta vez resolvemos conhecê-lo mais de perto (no passeio a São Miguel do Gostoso – RN, passamos por este Parque, mas não paramos).
Descrição de Imagem: Valter e Roberta Padulla no Parque Eólico Rio de Fogo RN |
Localizado no município de Rio do Fogo (distante 81 km de Natal) no estado brasileiro do Rio Grande do Norte é o terceiro maior parque eólico do Brasil.
Descrição de Imagem: Valter na estrada dentro do Parque Eólico |
Após a esta parada, seguimos pela BR 101 até Touros, onde encontramos uma estátua de jangada indicando o novo caminho a seguir, saindo da BR 101.
Descrição de Imagem: Roberta Padulla junto a estátua de jangada na beira da BR 101 |
Neste momento completamos nossa 2ª hora de viagem, pois como já citamos, desviamos nosso caminho para tirar dinheiro e depois paramos no Parque Eólico, senão em apenas 01 hora dá pra fazer este percurso Natal - Touros.
TOUROS
Touros é a cidade localizada mais a nordeste do Brasil, é considerada a “esquina do Mundo” e onde o “vento faz a curva”, por ser o vértice, o ângulo maior do país. É uma cidade tranquila e que vive da pesca, artesanato e turismo.
Descrição de Imagem: Mapa da localização de Touros e indicadores mostrando o "calcanhar do Brasil " e o "início da BR 101" |
Existem duas versões quanto a razão do nome da cidade:
- Alguns contam que existia na praia um rochedo que formava a cabeça de um touro, mas que com a ação da natureza, hoje não existe mais;
- Outros contam que este nome foi dado pelos portugueses numa referência a um grande rebanho de gado existente na região, no Século XVIII.
Touros foi o local de desembarque da esquadra chefiada por Gaspar de Lemos, enviada pelo rei de Portugal (D. Manuel I) com o objetivo de visitar as terras recém descobertas e oficializar o domínio sobre elas. Neste local foi fixado um marco de pedra mármore, com a inscrição do ano de 1501 e o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a Cruz de Malta, hoje guardada no Forte dos reis Magos em Natal, que serviu como confirmação de se tratar de terras da coroa portuguesa.
Descrição da Imagem: Valter ouvindo as explicações sobre o marco de Touros, quando da nossa visita ao Forte dos Reis Magos (Natal - RN) e ao fundo o marco original de 1501. |
OBSERVAÇÃO: abordamos mais detalhes sobre este marco na postagem de nossa visita ao Forte dos Reis Magos
Por motivo do fracasso da primeira esquadra quanto a povoação, um segundo desembarque português ocorreu em 1638, quando 1.400 homens, chefiados por Luís Barbalho, não conseguiram atingir o objetivo e tiveram de prosseguir viagem marítima, até chegar à praia dos Marcos, no Rio Grande do Norte. As tropas partiram por terra rumo à Salvador, deixando para trás quatro canhões fixados sobre um rochedo encravado na praia, canhões estes que se encontram na praça da matriz da cidade de Touros.
Descrição da Imagem: Os canhões portugueses deixados em Touros em 1638 e hoje localizados na praça da matriz de Touros |
Descrição da Imagem: Os canhões portugueses e ao fundo a Matriz |
No final do século XVII e início do século XVIII, a expansão agrícola dos municípios de Extremoz e Ceará-mirim deu início ao desenvolvimento do território. Durante o período da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, entre 1792 e 1796, a área de Touros experimentou sinais efetivos de crescimento populacional, ao receber um grande número de trabalhadores agrícolas e sertanejos, que fugindo da grande estiagem se instalaram na região em busca de terras boas para a criação de gado e para a plantação de lavouras.
No século XVIII, quando os portugueses começaram a se fixar definitivamente, chegou à região a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro do município, cuja origem é difusa, não se sabendo se veio por mar ou terra, se por promessa ou doação. A construção da sua capela, feita em pedras, teve início em 1778, sendo concluída em 1800. No ano de 1832, foi instalada a freguesia do Bom Jesus dos Navegantes do Porto de Touros. No dia 11 de abril de 1833, pela Resolução do Conselho do Governo, Touros foi desmembrado de Ceará-mirim, tornando-se município do Rio Grande do Norte.
Descrição de Imagem: Beta e ao fundo a Igreja de Touros - RN |
Descrição de Imagem: Parede da igreja, com a exibição de pedaço da parede original em pedra |
Bem próximo da praça da igreja de Touros, fica a praia principal de Touros.
Ao longe, podemos avistar o FAROL DO CALCANHAR (abordado mais detalhadamente na postagem do mesmo nome), que é considerado o maior farol em atividade do mundo e o maior em construção da América Latina.
Descrição de Imagem: Praia de Touros (visual do lado direito) |
Descrição de Imagem: Praia de Touros (vista do lado esquerdo) |
Ao longe, podemos avistar o FAROL DO CALCANHAR (abordado mais detalhadamente na postagem do mesmo nome), que é considerado o maior farol em atividade do mundo e o maior em construção da América Latina.
Descrição de Imagem: Praia de Touros e ao fundo o Farol do Calcanhar |
Descrição de Imagem: Valter e Roberta no Farol do Calcanhar - Touros - RN |
Infelizmente o Farol do Calcanhar só está aberto para visitação aos domingos a tarde e sendo assim não pudemos passar da cerca e portão fechado. Mas deixamos aqui a certeza de retornar em um domingo para conhecermos o Farol por dentro e desfrutar da vista no alto.
Entre o centro da cidade de Touros e o Farol do Calcanhar, passamos pelo início da BR 101
Relato legal! Obrigado
ResponderExcluirParabéns pelo blog