FAROL DO CALCANHAR


FAROL DO CALCANHAR (Touros – RN)

O Farol do Calcanhar localiza-se no município de Touros – RN (06 km do centro da cidade) e é considerado o maior farol em atividade do mundo, de acordo com o Guinness Book.


Descrição da Imagem: GPS do carro e ao fundo a estrada de terra que leva ao Farol  do  Calcanhar



Possui 62 metros de altura e 298 degraus, seu foco de luz atinge até 22 milhas náuticas, o equivalente a 132 km de distância.


Descrição da Imagem: Valter e Roberta Padulla e ao fundo o FAROL DO CALCANHAR

Houve dois faróis antes deste que conhecemos. O 1º Farol foi construído em 1912, seu alcance luminoso era de 25 milhas em tempo claro. Aparelho de quarta ordem, pequeno modelo, com flutuador de mercúrio, servido por uma lâmpada de reservatório inferior, de duas mechas. Por motivo de constantes reclamações dos navegantes, resolveram construir um novo farol aeromarítmo que foi inaugurado em 1937, com alcance de 25 milhas. Sua construção era de ferro, com 52 metros de altura, altitude de foco de 57 metros, todo pintado de roxo-terra. O 3º e atual farol do Calcanhar foi inaugurado em 1943, projeto de Oscar Niemeyer em concreto armado e pintado com listas horizontais preto e branco, cujo acendimento foi comandado pelo rádio do novo Farol após um sinal do Presidente da República Getúlio Vargas, que se encontrava no salão de festas do Ministério da Marinha.

Sua localização estratégica faz ângulo agudo do litoral leste e norte do Brasil, conhecida como a “esquina do continente”.

O Farol do Calcanhar está aberto a visitação (não é permitida a subida no farol, apenas a visitação se restringe a parte terrestre) somente aos domingos das 14h as 17h. (fone: (84) 3201-0477).

Descrição de Imagem: Placa existente no muro de entrada da área do Farol do Calcanhar , com informações de visitação



3 comentários:

  1. Obrigado pela disponibilidade em postar esse tipo de publicação, foi muito útil. Procurei muito por telefone e horário de visitação, mas só encontrei no seu blog. Só mais uma coisa, penso em ir com esposa e filho, a entrada é somente em grandes grupos ou pode ser nesse formato por mim pretendido? E o valor do acesso?

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Foi mt bom relembrar esse belo e interessante ponto brasileiro!

    ResponderExcluir
  3. A subida do farol é proibida, a visitação é somente na área térrea.

    ResponderExcluir

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...