IGARASSÚ E IGREJA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - Pernambuco

IGARASSÚ


O 1º passeio que resolvemos fazer nesta viagem à Pernambuco foi ir à Igarassú, pois é nesta cidade que existe a igreja mais antiga do Brasil em funcionamento: Igreja de São Cosme e São Damião.


Igarassú também é caminho para a Ilha de Itamaracá, onde programamos visitar o Ecoparque Peixe-boi e o Forte Orange.

Descrição de Imagem: Mapa rodoviário de Olinda até Igarassú
A distância entre Olinda (cidade que estávamos hospedados) e Igarassú é cerca de 22km e fica localizada no litoral norte do Estado de Pernambuco. As estradas são boas, apenas alguns trechos de trânsito intenso, pois passa por dentro de centros comerciais e feiras em plena a rodovia, ou em horário do rush.

Descrição de Imagem: congestionamento no trecho de Abreu e Lima - Pernambuco (BR-101), caminho para Igarassú

Descrição de Imagem: Placa da estrada indicando a direção de Igarassú e Itamaracá


Igarassú é uma palavra de origem indígena que significa Igara=canoa e Assú=grande igarassú=canoa grande

O passado de Igarassu é marcado pela participação em lutas libertárias e períodos de progresso econômico, graças ao cultivo de cana-se-açúcar na região, na época do Império.

Igarassú, por ser considerado o 1º núcleo de povoado do Brasil, possui um Sítio Histórico, também conhecido como Sítio dos Marcos, com uma área de aproximadamente meio quilômetro quadrado e está localizado no alto da colina conhecida como Outeiro dos Santos Cosme e Damião. 


O principal atrativo turístico da cidade é mesmo a sua História, que se faz presente nas ruas de pedras irregulares, no singelo casario, nos antigos engenhos e nas construções religiosas.

Descrição da Imagem: Entrada da cidade de Igarassú, com os dizeres:Bem vindo a Igarassú, 1º núcleo de povoamento do Brasil

As primeiras evidências da presença de portugueses no atual território de Igarassu (região do Sítio dos Marcos) datam de, aproximadamente 1512.


Em 1516, inicia-se a ocupação sazonal das terras Igarassuenses quando Cristóvão Jacques funda uma feitoria no local atualmente conhecido como Sítio dos Marcos. Levantou-se um reduto de madeira para dar apoio à extração de pau-brasil. Os portugueses logo entraram em contato com os indígenas da região que, segundo pesquisas realizadas no local, não ocupavam a área próxima à feitoria. Dez anos mais tarde, o mesmo Cristovão Jaques, agora como governador do Brasil, ocupa a feitoria, iniciando a perseguição aos piratas, que infestavam o nosso litoral. Esta feitoria foi atacada por piratas franceses da nau La Pellerine, que posteriormente, construíram uma fortificação, provavelmente no local onde hoje se encontra a Igreja de Nossa Sra. da Conceição de Vila Velha.


Chegando na cidade de Igarassú fomos visitar a Igreja de São Cosme e São Damião


IGREJA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO



O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 7h00 às 13h00 e sábados e domingos das 9h00 às 12h00.



Completando 475 anos de história, fundada no dia 27 de setembro de 1535. Considerada a igreja mais antiga do Brasil, em funcionamento.

Sua construção original foi feita com areia da praia, óleo de baleia e conchas do mar. Teve sua construção concluída no século XVII, mas o seu altar-mor data do sécuo XVIII.

De arquitetura renascentista, possui sua fachada quase quadrada, com uma porta e duas janelas, entre as quais existe dois nichos de cantaria com as imagens dos santos gêmeos.


Descrição de Imagem: quadro existente na sacristia da igreja, com imagem da igreja antiga
Descrição da Imagem: quadro existente na sacristia da Igreja, retratando outra imagem da mesma igreja



Descrição de Imagem: Igreja de São Cosme e São Damião



Os portugueses construíram a igreja após a batalha com os índios caetés, por ser este o dia de São Cosme e São Damião a igreja foi consagrada a eles.

Só a título de esclarecimento histórico: estes índios foram os primitivos habitantes da região, que abrangia desde Cabo de Santo Agostinho até a foz do Rio São Francisco, até a chegada do donatário Duarte Coelho, que desembarcou no local, juntamente com sua esposa Brites de Albuquerque, para tomar posse de sua Capitania, doada pela Coroa Real. Os Caetés pertenciam a nação Tupi. Eram exímios pescadores e caçadores, cultivavam milho, feijão, fumo e mandioca. Por serem praticantes do canibalismo ritual, comeram o primeiro bispo do Brasil Dom Pero Fernandes Sardinha e outros náufragos da nau Nossa Senhora da Ajuda. Após este episódio, foram considerados inimigos de Portugal, sendo perseguidos pelos colonizadores, fazendo-os migrar para o norte e interior do continente e posteriormente foram extintos.

Existem registros de historiadores que relatam que os índios Caetés eram imensamente violentos com os portugueses, no entanto, apresentaram um bom relacionamento com franceses e holandeses que estiveram no local, antes de serem exterminados.

Também há registros do escritor Nelson Barbalho de que o Papa da época Paulo III, diante das barbaridades dos portugueses e relação aos índios, assinaram em 9 de junho de 1536, a bula Universis Fidelibus, com a finalidade de reconhecer os ameríndios como seres racionais, do mesmo tipo e natureza que quaisquer outros homens, capacitados para o recebimento do sagrado sacramento ministrado pela igreja católica e por este motivo considerados pessoas livres por natureza e senhores de suas ações. Por este motivo, houve uma revolta nos colonos da capitania que deu inicio ao massacre dos índios Caetés.

Descrição de Imagem: Desenho da representação do suposto episódio ocorrido entre os índios Caetés e os naufragos portugueses que acompanhavam o Bispo

Se desejarem mais informações e um convite a reflexão dos fatos ocorridos neste episódio, sugerimos que acessem o blog: http://veiasdahistoria.blogspot.com/2010/06/martirio-do-bispo-sardinha.html



Durante o século XVII, a vila se desenvolve de maneira lenta, apresentando uma evolução bem mais tímida que Olinda e Recife. Gabriel Soares de Souza e Diogo de Campos Moreno descrevem Igarassu como uma vila pequena e de população pobre e reduzida. No momento da ocupação holandesa, a vila era a segunda mais importante da Capitania, e muitos dos ricos moradores de Olinda, fugindo dos invasores, para cá se mudaram.

Em 1632, no dia 1º de maio, Igarassu foi invadida e saqueada pelos holandeses liderados por Diederick van Werdenburch. A vila foi atacada novamente em 25 de abril de 1634 e, em 1646, João Fernandes Vieira ordena a construção de um fortim no Sítio dos Marcos, atacado pelos flamengos em 21 de junho do mesmo ano.



Após a expulsão dos holandeses em 1654, a vila retoma, lentamente, seu desenvolvimento com a construção de novas casas e edifícios.

Descrição de Imagem: Igrejas de Igarassú

Segundo o guia (David) que encontramos na porta da igreja, nos informa da superstição de que toda vez que entrar pela primeira vez em uma igreja, o faça com o pé direito para dar sorte.

Descrição de Imagem: Roberta entrando com o pé direito na Igreja de São Cosme e São Damião


Ao entrarmos na igreja, logo a nossa direita, podemos ver a imagem do Bom Jesus dos Passos, do século XVIII e é a que acompanha a procissão de São Cosme e São Damião, que ocorre todos os anos no dia 27 de setembro. Ele imagem só tem a cabeça, as mãos e os pés, o corpo é apenas uma armação em madeira para que seu peso seja leve para que não pese quando os fiéis o carregar na procissão.


Descrição de Imagem: Bom Jesus dos Passos do século XVIII

A igreja é dividia em 3 partes:
1.    Da porta até o degrau próximo da porta de entrada da capela da igreja, é chamada de nave da igreja e destinada aos brancos sem grandes posses.

Descrição de Imagem: nave da igreja de São Cosme e Damião em Igarassú
2.    A segunda parte inicia do degrau até o arco do cruzeiro, área denominada transepto, que localizava-se transversalmente a nave principal e local destinado aos religiosos e membros da irmandade.
3.    Do arco do cruzeiro até o altar, é a área chamada de altar mor, onde ficava o padre celebrando a missa em latim, de frente para o altar e de costas para os fiéis.


Descrição da Imagem: Imagem do interior da Igreja de São Cosme e São Damião
Após a missa, o padre se diria ao púlpito e traduzia o sermão.

Descrição de Imagem: púlpito da igreja de São Cosme e São Damião


As famílias nobres ficavam nas sacadas da nave.

Descrição da Imagem: Sacadas no interior da igreja

Coro, local destina para o coral da igreja.

Descrição de Imagem: coro da igreja de São Cosme e São Damião em Igarassú



A capela de São Cosme e São Damião que fica localizada no interior da Igreja, foi restaurada em 1998 e quando realizaram a escavação arqueológica para medição dos alicerceis originais da igreja, descobriram 9 ossada indígenas, 05 crianças e 04 adultos. Mas dizem que não os retiraram, deixando no local em sinal de respeito do solo que pertenciam a eles. Por este motivo hoje o piso se apresenta diferenciado.

Descrição de Imagem: Capela da Igreja de São Cosme e São Damião


Descrição de Imagem: piso diferenciado na capela da igreja de São Cosme e São Damião, devido escavações 
arqueológicas


Este é o altar principal da Igreja de São Cosme e São Damião, data do século XVII. Ao realizar a reforma, encontraram 4 camadas de tinta, uma sobre a outra até chegarem na camada de pintura original, que foi detectado a utilização de materiais de origem vegetal, animal e mineral.


Descrição de Imagem: Altar principal da igreja de São Cosme e São Damião, com as paredes e teto  vestígios da pintura original
Descrição da Imagem: Roberta e Valter no Altar principal da igreja de São Cosme e São Damião

Na sacristia da igreja de São Cosme e São Damião existem mobiliários, imagens e objetos antigos.

As imagens dos santos gêmeos datam do século XVI e os nativos contam que as imagens foram encontradas escondidas nos nichos da igreja, que foram tampadas com parede, para que os invasores holandeses não as descobrissem.

Descrição de Imagem: São Cosme e São Damião, imagens existentes na Igreja  de Igarassú-PE
São Cosme e São Damião, seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Eram gêmeos e nasceram na Arábia do século III. Eram filhos de uma família nobre, estudaram medicina na Síria. 

Quando entraram em contato com o Cristianismo, tornaram-se fervorosos seguidores. Usaram sua arte médica para curar os necessitados e confiando no poder da oração e na confiança em Deus. Nunca cobravam por seus serviços médicos. 

Por ficarem conhecidos pela sua fé e poder em curar os doentes, foram presos pelo Império Romano na época que foi decretado perseguição aos cristãos. Como se negaram a renunciar sua crença a Deus todo poderoso em troca da adoração aos deuses pagãos, foram torturados e ao fim, no ano de 303 foram condenados pelo Imperador romano a morte por decaptação.

Seus restos mortais foram transportados para a Síria e depositados numa igreja a eles consagrada. No século VI parte das relíquias foi levada a Roma e depositada na igreja que levou o nome dos santos. Outra parte dela foi guardada no altar mor da igreja de São Miguel, em Munique. 

Eles são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos.


PÁTIO NOS FUNDOS DA IGREJA

Nos fundos da Igreja de São Cosme e São Damião existe um jardim com plantas típicas da região.


O Mandacarú é uma planta da família das cactáceas, sendo nativa da região do nordeste brasileiro. São utilizadas na alimentação dos animais.

Descrição de Imagem: Mandacarú

A cabaceira, como são popularmente conhecidas, possuem seus frutos que são as cabaças ou também conhecidos por porongos.

Descrição de Imagem: fruto da cabaceira, conhecido como cabaça
Os bico de papagaio ou rabo de arara.

Descrição de Imagem: planta chamada de bico de papagaio, foto tirada nos jardins da igreja

Descrição de Imagem: Flor bico de papagaio e ao fundo o nosso guia David


Da área externa da Igreja, também pudemos avistar o telhado de tribeira da Igreja de São Cosme e São Damião serviu para que nosso guia explicasse um detalhe interessante muito utilizado nas construções dessa época.

Quando o dono da construção não era abastado financeiramente, o beiral da casa possuía apenas uma fileira.

Quando o dono da casa possuía uma condição financeira melhor, existia um beiral com duas alturas.

E quando a casa pertencia a alguém que possuía uma condição financeira muito boa, possuía em sua casa uma tribeira, como a existente nessa Igreja.

Por este motivo a história popular de que quando a moça conhecia um rapaz, os pais logo perguntavam a condição financeira da família. Caso ele fosse pobre, logo dizia: este rapaz não tem eira, nem beira, em referencia de que ele nada possui e é pobre. 

Descrição de Imagem: telhado de tribeira da Igreja




Após a visita a Igreja de São Cosme e São Damião, seguimos de carro pelo Sítio Histórico, conhecendo mais alguns pontos importantes da história de nosso país.


CONVENTO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE IGARASSÚ


O convento do Sagrado Coração de Jesus foi construído em 1742, possui estilo barroco e chama atenção por sua imponência. Nele existia uma roda de doação, onde se colocavam as crianças abandonadas.


Descrição de Imagem: Convento do Sagrado Coração de Jesus (ao centro da foto)



SOBRADO DO IMPERADOR

Sobrado do Imperador Dom Pedro II, datado de 1859, ele apena pousou aqui uma noite e nunca mais voltou.  Localizado no largo da Igreja de São Cosme e São Damião.

Descrição de Imagem: Sobrado do Imperador


CASA DO ARTESÃO DE IGARASSÚ



Esta é a casa do artesão do século XVIII.

Descrição de Imagem: Casa do Artesão de Igarassú



RUÍNAS DA IGREJA NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA DE IGARASSÚ

As ruínas da Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, destruída pelos holandeses. Os portugueses traziam as pedras dentro das caravelas, para controlar o peso do navio e servir de lastro e chegava aqui trocava pela madeira pau-brasil.


As pedras ficaram conhecidas como pé de moleque ou cabeça de nego, porque os escravos carregavam as pedras na cabeça e andavam descalços por cerca de 4 km do mar até chegarem neste local.

Descrição de Imagem: Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia  de Igarassú

CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO



O Convento de Santo Antônio foi construído a finais do século XVI (1588), Terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos. Situado à Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilo barroco que no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e mais tarde no ano de 1848, durante a Revolução Praieira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Destaca-se a cúpula de sua Igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. 



O cruzeiro tinha a função de delimitar a área sagrada, ou seja, da Igreja até o cruzeiro é área sagrada e após o cruzeiro é área profana

Neste local, atualmente é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu., considerada a maior do país e a mais importante da América Latina, segundo nosso guia David.



Funcionamento diário das 08h00 as 17h00

Descrição de Imagem: Convento de Santo Antônio em Igarassú
Descrição de Imagem: Cruzeiro do Convento de Santo Antônio

CAPELA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO



Capela Nossa Senhora do Livramento, fundada em 1774.

Descrição de Imagem: Capela Nossa Senhora do Livramento em Igarassú

PLACA DA ESTRADA


Na estrada para a Ilha de Itamaracá, cruzamos na estrada com esta placa: Igarassú - Aqui começou Pernambuco


Descrição de Imagem: Placa que encontramos na estrada de Igarassú para Itamaracá
COQUEIRAL DA EMPRESA ALCOA ALUMÍNIO


Esta empresa ganhou grande premio pela preservação de coqueiral do tipo coco amarelo, que é um tipo de coco que foi utilizado na época da guerra para soro fisiológico. Ainda hoje, aqui no nordeste, as pessoas utilizam muito a água deste tipo de coco para evitar desidratação ou quando está com dengue, dor no corpo, por ser um coco medicinal.



DICA QUANTO AO GUIA: O guia David cobrou R$50,00 para nos acompanhar na visita da Igreja de São Cosme e São Damião, ba Ilha de Itamaracá, no Ecoparque Peixe-boi e no Forte Orange. Trata-se de uma pessoa de origem humilde, mas muito educado e conhecedor das histórias, culturas e curiosidades do local. Valeu a pena partilharmos da companhia desse profissional nativo.




POEMA DO NOSSO GUIA DAVID



Conhecendo Igarassú

Navegando por todos os mares
Do pólo norte ao pólo sul
Passando pela Europa
Cheguei a América do Sul
Recebi do Divino
inspiração para falar de Igarassú
palavra de origem tupi-guarani
não existindo quem nela mande
de pessoa para pessoa esta palavra logo se expande
tão simples e tão bela que significa canoa grande
da fundação desta cidade
minha gente
muito tenho que falar
Duarte Coelho Pereira
foi quem fundou este místico lugar
e tendo como vizinha a capitania de Itamaracá
posso ser um sonhar
pois não sou nenhum maluco
as histórias de outras cidades
na verdade não discuto
o que tenho certeza minha gente
neste grande estado que é chamado de Pernambuco
A Igreja dos Santos Cosme e Damião
É um grande monumento nacional
Por ser a mais antiga do Brasilre
quer toda a atenção especial
Não só dos que visitam
Mas do Governo Federal
Igarassu que na sua linguagem
Quer dizer grande embarcação
Que trazia Duarte Coelho
O herói da colonização
Esta é a minha poesia pessoal
E muito obrigado pela atenção.

13 comentários:

  1. Adorei......vc conseguiu escrever e muito bem a História de Igarassu...Vc deu a devida importância a cidade..onde muitos pernambucanos não dão.

    Paulo Rushansky
    Recife - PE

    ResponderExcluir
  2. Recomendo este tur por Igarassu. Lá tem muito mais do que se divulga. A início da história do Brasil está fortemente gravada neste municipio. Também podemos encontrar uma variedade de atrativos naturais, como as praias e o Instituto Chaves Darwin, entre outros, além do turismo religioso e cultural, nas belas construções arquitetonicas das igrejas e conventos. Vale à pena não só passar no ônibus ou carro, mas descer e vê do que é que estou falando... :D

    ResponderExcluir
  3. Iracema,
    Valeu por seu comentário e concordamos com você, estes passeios em que só conhecem os lugares da janelinha do ônibus é muito ruim, pois nada melhor do que entrar nos locais, conversar com as pessoas "nativas" que nos brindam com suas histórias e curiosidades, que muitas não se encontram em livros.
    Ainda não terminamos a postagem desta viagem, que inclui Forte Orange, Peixe Boi Ecoparque, Olinda, Recife, Castelo (Instituto Ricardo Brennand), etc. Aguardem novas postagens.
    Abraço,
    Valter e Roberta

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos os depoimentos , de fato a cidade é linda e meresse a admiração de todos.

    ResponderExcluir
  5. Verônica de Guarujá - SP

    Olá morei durante muitos anos em Cruz de Rebouças que faz parte de Igarassú, e recomendo visite essa cidade você vai encantar-se em saber como toda a história começou. Também recomendaria incluir neste passeio uma visita ao engenho Monjope e a praia de mangue-seco muito bom....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica,

      Legal as suas dicas de novos pontos de visitação na maravilhosa Igarassú.
      Abraço,
      Roberta e Valter Padulla

      Excluir
  6. ME AMARREI EM VER AS FROTOS QUANDO EU PUDER VOU DAR UM PULO AI NESTA CIDADE

    ResponderExcluir
  7. Gilmar,
    vale a pena o passeio em Igarassu e depois dar uma esticada até o Projeto do Peixe Boi e o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá.
    Abraço,
    Valter e Roberta Moretti Padulla

    ResponderExcluir
  8. Linda história de Igarassu. Nota 10 para o casal Roberta e Valter pelo artigo. Seria muito bom que as Igrejas divulgassem nas redes sociais o calendário das Santas Missas para que os turistas participassem da Eucaristia.

    ResponderExcluir
  9. OLÁ EU ME CHAMO DAMIÃO DE SOUZA FIQUEI MUITO MARAVILHADO COM O QUE VCS ACHARAM DA MINHA CIDADE SINTO-ME AGORA PROFUNDAMENTE FELIZ EM SABER QUE EXISTEM PESSOAS COMO VCS QUE VALORIZAM A NOSSA CULTURA ISSO É GRATIFICANTE.SERVE DE EXEMPLO PARA AS PESSOAS DA PRÓPRIA CIDADE DAR VALOR A SUA CULTURA POIS TEM PESSOAS AQUI QUE NÃO SABE DE NADA DA NOSSA CULTURA PARABÉNS.FAMÍLIA SOUZA AGRADECE

    ResponderExcluir
  10. Muito legal. É impressionante como temos tanta riqueza histórica. E realmente, como vc frisou no final, a gente é muito simples e gosta de contar as coisas. Estive na Matriz de S. Cosme e Damião há alguns anos e tb no convento do Sagrado Coração de Jesus e havia um rapaz educadíssimo, uma simpatia. Umas irmãs com as quais pude falar tb eram uns doces de pessoas. É o tipo de exploração turística q vale muito por isso, pelo contato com a gente dos locais.

    ResponderExcluir

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...