VIAGEM DE CARRO SÃO PAULO - RIO GRANDE DO NORTE (Dez/2011)

Mogi das Cruzes (SP) até Natal (RN) - Dez/2011

Resolvemos viajar de carro de Mogi das Cruzes - SP até Natal - RN, pois estávamos nos mudando para esta cidade maravilhosa!

Como sempre, fizemos todo o planejamento da viagem, que compartilharemos com vocês agora.

Importante colocar que esta nossa viagem não teve o objetivo turístico, ou seja, nossa meta foi rodar o máximo de km por dia, parando apenas para comermos, abastecer o carro e dormirmos e foi o que fizemos...

Nosso roteiro:

Calculamos cerca de 3 dias de viagem e um total de 3.000 km.

1º dia: Mogi das Cruzes - SP até João Monlevade - MG = 750km = 10 horas;
2º dia: João Monlevade - MG até Feira de Santana - BA = 1.100 km = 17 horas;
3º dia: Feira de Santana - BA até Natal - RN = 1.100 km = 15 horas.

OBSERVAÇÃO: As horas gastas e a quantidade de combustível por trecho está diretamente ligada as condições da estrada.

Total do gasto da viagem

31,30
601,83
Alimentação
+/- 150,00
Hospedagem
206,00
TOTAL
+/- 1.000,00

OBSERVAÇÃO: Este total de gasto foi realizado na viagem para 02 adultos (casal).

Para esta viagem decidimos que quanto a hospedagem, iríamos pernoitar em motel próximo a estrada mesmo e foi o que fizemos.

Descrição de Imagem: Mapa geral da viagem

Vídeo de nossa viagem SP/RN

1º DIA DE VIAGEM
Mogi das Cruzes - SP até João Monlevade - MG

O plano era sair bem cedinho de Mogi das Cruzes, mas um último compromisso profissional do Valter (sabem como é ser militar, ordem dada, ordem cumprida) nos deteve algumas horas a mais e às 12h47 entramos na estrada Mogi-Guararema. Após uns minutos paramos para almoçar, no município de Guararema (num restaurante na beirada da estrada).

O carro foi bem carregado, pois como a nossa mudança já tinha sido despachada a quase 01 mês antes, tivemos que ficar com várias coisas para utilizar nestes dias que permanecemos em Mogi e ainda trabalhando.

Descrição de Imagem: Valter ao volante e atrás do banco muita bagagem

Descrição de Imagem: Mapa Rodoviário do trecho percorrido entre Mogi das Cruzes-SP e  João Monlevade-MG

1ª hora: Rodamos 21,5km, pois paramos para almoçar;
2ª hora: Completamos 109km, estávamos no município de Atibaia-SP e fizemos 88km;
3ª hora: Completamos os 194km, até o município de Cambuí-MG e fizemos 85,5km;
4ª hora: Completamos os 269km até Careaçu - MG e fizemos 74km/h;
5ª hora: Completamos os 375,5km de viagem e estávamos no km 720 da rodovia Fernão Dias, com 106,5km/h rodados;
6ª horas: Completamos os 470,6km, quando estávamos no km 625 da Rodovia Fernão Dias e fizemos 94,5km;
7ª hora: Completamos os 576,6km da viagem e estávamos em Igarapé - MG, rodando 106km neste trecho;
8ª hora: Completamos os 641km e paramos para jantar em Belo Horizonte, rodando 64,4km;
9ª hora: Completamos 677km e estávamos na BR 381-MG, rodamos apenas 36km, pois a estrada não é duplicada e para piorar existe muitas curvas, por ser um trecho de serra, também existe transito de muitos caminhões e a noite então, piorou ainda mais...
10ª hora: Foi exatamente quando resolvemos parar para dormir, na cidade de João Monlevade - MG, terminado assim o 1º dia de nossa viagem, com 736,9km rodados.

Assim que encontramos um motel na beirada da estrada, paramos... foi bom, pois a cama era confortável e a banheira de hidromassagem foi tudo de bom, para relaxarmos da viagem do dia.

Neste primeiro dia não realizamos muitos registros de imagem, pois se tratava de um trecho já percorrido anteriormente em outras oportunidades.

Nosso gasto neste 1º dia foi de:

2º DIA DE VIAGEM
João Monlevade - MG até Feira de Santana - BA

Descrição da Imagem: Mapa rodoviário do 2º dia de viagem

1ª hora: Rodamos 58km, pois paramos para abastecer antes de iniciar viagem neste dia e este trecho da estrada era muito sinuoso, pois nos encostrávamos em região serrana e com fluxo grande de caminhões. Estávamos no município de Antonio Dias - MG;
2ª hora: Completamos 863km da viagem, estávamos no município de Novo Oriente - MG e fizemos 66km;
3ª hora: Completamos os 934km, até o município de Governador Valadares - MG e fizemos 71km;
4ª hora: Completamos os 999km  de viagem e estávamos no KM 355 da BR-116 em MG e fizemos 64km/h;
5ª hora: Completamos os 1.077km de viagem e estávamos nem Teófilo Otoni - MG e rodamos 78km neste trecho;
6ª horas: Completamos os  1.148km da viagem e estávamos em Catuji - MG, rodando 71km neste trecho;
7ª hora: Completamos os 1.195km da viagem e neste trecho paramos para almoçar no município de Padre Paraíso - MG, concluindo 47 km nesta hora.
8ª hora: Completamos os 1.281km, rodando 86km, estávamos no Km 73 da BR 116 em Minas;
9ª hora: Completamos 1.366km e estávamos em Cândido Sales - BA , neste trecho passamos pela divisa de estado de Minas Gerais e Bahia e rodamos 85km nesta hora;
10ª hora: Concluímos os 1.443km de viagem e nos encontrávamos em Vitória da Conquista - BA, fizemos este trecho em 77km;
11ª hora: Completamos os 1.485km e ainda estávamos em Vitória da Conquista - BA, pois paramos para abastecer e tomar um lanche, rodamos apenas 42km;
12ª horaCompletamos 1.505km da viagem, continuávamos no município de  Vitória da Conquista - BA, pois pegamos obras na pista que nos deixou parados quase o período inteiro da 12ª hora, rodamos apenas 20km;
13ª horaCompletamos os 1.576km  de viagem e estávamos em Manoel Vitorino - BA e fizemos 71km;
14ª horaCompletamos os 1.645km  de viagem e no caminho para Feira de Santana - BA e fizemos 69km;
15ª horaCompletamos os 1.703km  de viagem e estávamos em Povoado 100 - BA e fizemos 78km;
16ª horaCompletamos os 1.799km  de viagem e estávamos no km 495 da BR 116 - BA e fizemos 96km, porque as estradas começaram a ficar vazias com a chegada da noite e o horário de descanso dos caminhões;
17ª horaCompletamos os 1.870km  de viagem quando chegamos em Feira de Santana - BA  e decidimos descansar também, para seguirmos viagem em nosso último trecho, amanhã. Fizemos nesta hora 71km.

Descrição de Imagem: Valter dirigindo no 2º dia de viagem

A viagem foi tranquila, a condição do asfalto da estrada estava boa no Estado de Minas Gerais, mas não pegamos mais trecho de pista duplicada hoje, o que dificultou o fluxo em alguns locais, principalmente por ser uma região serrana e com uma quantidade grande de caminhões.

Descrição de Imagem: Estrada em Teófilo Otoni - MG

Atravessamos o estado de Minas Gerais durante o dia todo, à tarde chegamos à divisa MG/BA.

Descrição de Imagem: Valter na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia

Descrição de Imagem: Beta na divisa de Estado MG e BA

No estado da Bahia a pista estava pior que a primeira parte da viagem (em Minas Gerais), mais buracos e o trânsito de caminhões estava mais "pesado", algumas vezes fomos surpreendidos por caminhões ultrapassando em pontos perigosos.

Pegamos um engarrafamento digno de São Paulo, a situação foi resultado de recapiamento da pista.

Descrição de Imagem: congestionamento na estrada da Bahia, por motivo de  obras na  pista

O interessante em viajar de carro é perceber detalhes de cada local que passamos, tais como a modificação na paisagem ao longo da estrada e dos estados, a comida, as pessoas, as moradias, enfim, observar a diversidade em geral.

Em Vitória da Conquista, por exemplo, as faixas de pedestres ao longo da BR-101, são colocadas sobre as lombadas e desta forma chamadas de "passagem elevada". Para nós, isso é diferente.

Descrição de Imagem: Placa indicativa da "passagem elevada" em Vitória da Conquista - BA

Chegamos em Feira de Santana por volta das 23:00, destacamos que a sinalização na chegada e mesmo dentro da cidade é precária, não foi possível a localização da direção a tomar, mais um motivo para não viajar à noite neste trecho.

Paramos num motel, muito ruim por sinal, e a Bahia se fez presente: no quarto ao lado os ocupantes deviam estar tendo aulas de axé, ou era mesmo um trio elétrico, que zuada !!! No início, imaginamos que era o som do nosso quarto que havia disparado a tocar e após tentarmos todos os botões e nada, decidimos chamar a gerência do local para resolver aquele barulho todo. O funcionário constatou que o som era mesmo do quarto ao lado e achou mais prudente nos mudar para outro quarto e assim, apesar da cama dura, o cansaço falou mais alto.

Gastos do 2º dia:

3º DIA DE VIAGEM
Feira de Santana - BA até Natal - RN

Descrição de Imagem: Mapa rodoviário do trecho do 3º dia de viagem

1ª hora: Rodamos 44,6km, pois demoramos para encontrar o caminho certo, por motivo da péssima sinalização na cidade de Feira de Santana - BA e também paramos para abastacer. Completávamos 1.921km da viagem;
2ª hora: Completamos 1.973km da viagem, estávamos no município de Alagoinhas e fizemos 52km;
3ª hora: Completamos os 2.064km, até a divisa de estado da Bahia e Sergipe e fizemos 91km;
4ª hora: Completamos os 2.127km  de viagem e estávamos na cidade de Estância - SE e fizemos 63km/h;
5ª hora: Completamos os 2.250km de viagem e estávamos em Aracajú - SE e rodamos 73km neste trecho;
6ª horas: Completamos os  2.269km da viagem e estávamos em São Francisco - SE, rodando 69km neste trecho;
7ª hora: Completamos os 2.289km da viagem na cidade de Propriá - SE, concluindo 18 km nesta hora, pois paramos para almoçar e abastecer;
8ª hora: Completamos os 2.352km, rodando 63km, estávamos na BR 116 em Alagoas;
9ª hora: Completamos 2.416km e estávamos em São Miguel - AL e rodamos 64km nesta hora;
10ª hora: Concluímos os 2.490km de viagem e nos encontrávamos em Flexeiras - AL, fizemos este trecho em 74km;
11ª hora: Completamos os 2.563km e estávamos em Palmares - PE, rodamos 73km;
12ª horaCompletamos 2.669km da viagem, neste momento estávamos na cidade de Recife - PE, por finalmente retornarmos a rodovia duplicada, conseguimos rodar 103km neste trecho;
13ª horaCompletamos os 2.704km  de viagem e estávamos em Olinda - PE e fizemos apenas 35km, pois pegamos congestionamento devido a hora do rush e também paramos para abastecer;
14ª horaCompletamos os 2.758km  estávamos na divisa de estado Pernambuco com Paraíba e fizemos 54km;
15ª hora: Antes de completarmos a 16ª hora chegamos em Natal - RN, pois a alegria era tanta que esquecemos de registrar o tempo e a km final...

No terceiro dia de nossa viagem acordamos, como foi possível (no motel barulhento e bem caído...) e nos dirigimos para a estrada novamente,  mas chegar na BR-101 não foi fácil, como já dissemos anteriormente a sinalização em Feira de Santana/BA está bem precária. Erramos na direção e depois de nos encontrar no caminho novamente, seguimos em frente, sentido Aracaju.

Descrição de Imagem: Roberta na divisa da Bahia e Sergipe

A estrada no norte da Bahia não estava muito boa, mas em Sergipe sim... aí sim é que estava muito ruim, muitos buracos e consertos em muitos pontos do caminho.

Descrição de Imagem: Trecho da estrada entre Aracajú - SE e Maceió - AL

Na divisa entre Sergipe e Alagoas, paramos para almoçar em Propriá - SE, uma cidade muito simpática, ensolarada. O almoço foi num restaurante com vista para o Rio São Francisco, um ambiente muito agradável, o que não é muito legal é o trânsito na cidade, o pessoal acredita mesmo na "lei do cão", ou seja, quem pode mais chora menos...rsrs.

Pois bem, acabamos de almoçar e retornamos a estrada, que tinha logo a frente a ponte de divisa de estado e assim, entramos no estado das Alagoas, onde a BR-101 estava ainda pior que em Sergipe, mais buracos, mais caminhões e mais consertos... isso sem contar a falta de sinalização. O que nos pareceu foi que decidiram duplicar a estrada de ponta a ponta do estado, ou seja, tudo em obras e nada terminado. A estrada se resumia num enorme canteiro de obras. Tentamos pensar pelo lado bom, que é o de que daqui um tempo, esperamos que breve, todo o estado estará com a BR duplicada...

Descrição de Imagem: saída do estado de Sergipe e ao fundo a ponte da divisa de estado sobre o Rio São Francisco

Descrição de Imagem: Momento da nossa travessia do Rio São Francisco, saindo do  estado  de Sergipe e  entrando em Alagoas

Em Pernambuco a pista melhorou um pouco e a viagem fluiu melhor, isso até Recife, onde chegamos por volta das 17h00 e a encontramos com um congestionamento digno de São Paulo, o engarrafamento prosseguiu até Olinda. Após este trecho, pegamos a BR-101 duplicada e em boas condições, mas alguns trechos ainda em obras.

Descrição de Imagem: Estrada no trecho de Recife - PE, caminho para João Pessoa - PB

A Paraíba está muito bem servida em relação à BR-101, a pista está muito boa, o que continua quando se chega à divisa com o Rio Grande do Norte.

Chegamos ao estado potiguar por volta das 20h00 e pegamos a estrada em ótimas condições e sem trânsito, o caminho está muito bom. A duração da viagem, desde a divisa PB/RN até Natal durou pouco mais de uma hora e a capital potiguar estava linda quando chegamos, isto é, em 23 de dezembro estava tudo iluminado. Uma ótima recepção !!! Enfim: tudo está bem quando acaba bem.

Descrição de Imagem: Momento da nossa chegada em Natal - RN

Recife – PE
38,28l x 2,59
400,45

1. PARABENS, PELO QUE VEJO NÃO PERDEU O GOSTO DA VIAGEM, HÁ , NATAL É LINDO MESMO, JA ESTIVE AI.
    UMA COISA APRENDI COM VC, TIRAR FOTOS DE TUDO.
    GRANDE ABRAÇO AO CASAL.
    ALUISIO CRUZ

2. parabens 08/01/2013 vou fazer minha primeira viagem de carro para natal obrigado pela dicas...
    lenilson...........

1. Lenilson,
      Ficamos sempre felizes quando percebemos que o registro de nossas viagens colaboram para passeios de outras pessoas também, pois é justamente esse o objetivo de nosso Blog.
      Desejamos uma excelente viagem pra vc e esperamos que depois retorne uma postagem aki, nos contando um pouco de como foi essa aventura e atualizando algum dado que julgue necessário.
      Valter e Roberta

3. Muito bom ! gostei dos detalhes das informações vai me ajudar mto pois em abril vou colocar minha zafira na estrada rumo a natal e vou seguir as dicas ! mto bom mesmo !!

1. Olá Janeilson,
      Que bom que gostou, pois isso nos incentiva a sempre compartilhar nossas viagens e informações.
      Em breve postaremos a viagem NAtal-RN / São Paulo, realizada em fevereiro de 2013.
      Fique de olho no blog.
      Abraços,
      Roberta e Valter

4. Roberta e Valter boa noite, adorei a postagem de sua viagem a Natal, parabéns, estou pensando em fazer a minha viagem a Natal de carro, só que vou com minha esposa, filha e um neto de 8 anos. Para não ser muito cansativo, pretendo rodar no máximo 600 km dia, gostaria se possível me dar algumas dicas de, quais cidades eu possa pernoitar percorrendo em media 600 km dia, quais os trechos mais perigosos das estradas etc. No mais ficarei muito grato se puder me ajudar. Quando eu estiver instalado em Natal, pretendo conhece-los pessoalmente. Ate la um grande Abraço, e mais uma vez, parabéns pelo Blog.
    Adolpho

5. Olá Adolpho,
    Primeiramente seria interessante saber de que cidade vcs pretendem iniciar a viagem, para termos uma noção por qual destino no 1º dia será melhor percorrer.
    Depois, orientamos que procure não rodar após o entardecer, pois não é seguro.
    Procure levar bastante diversão para seu neto, pois nem sempre uma viagem longa de carro é interessante para as crianças, como para nós adultos.
    Que época do ano pretende viajar?
    Refizemos essa rota, mas no direção contrária (RN-SP) em fevereiro de 2013 (precisamos postar as dicas e vídeo...rsrs) e a condições das estradas melhorou muito, vários trechos que estavam em obras de duplicação já estavam concluídos. O pior trecho continua sendo na Bahia e alguns poucos de Sergipe e Alagoas, mas nada muito sério.
    Estamos passando uma temporada em SP, por motivo de trabalho, mas no final do ano estaremos indo pra Natal novamente, de carro,claro!
    Um grande abraço e a disposição.

6. Boa Noite!!
    Obrigada ao casal por dividir conosco sua viagem, estamos querendo fazer nossa primeira aventura saindo de Americana-Sp 23/12/13 rumo á Natal/RN , confesso que estavamos muito inseguros, mas vendo suas postagens percebemos que não será impossivel , somos em 03, eu meu marido e meu filho de 09 anos que já foi algumas vezes para Bahia e consegue curtir a viagem, até então no máximo 23h na estrada rs.
    O que eu gostaria de saber se você poderia me ajudar, é informando se essas Rodovias elas ficam muito distantes de algumas cidades, por não ter pressa, gostariamos de parar em algumas, o que vocês nos sugerem e outra informação importante, tem idéia de como será o consumo de gasolina/etanol? Só mais uma coisa em Natal vocês teriam sugestão de alguma pousada?
    Desde já agradeço!
    Abraços

Silvana

1. Silvana, bom dia!
      Ficamos sempre muito felizes em perceber que nossas postas contagiam e colaboram para que outras pessoas também viagem.
      Bem, tentaremos responder as suas perguntas:
      1. as Rodovias elas ficam muito distantes de algumas cidades?
      R- Alguns trechos sim, as cidades que temos ao longo da estrada são quase que lugarejos, mas temos várias opções de cidades possíveis de pernoitar, mas nem todas interessante para se visitar. De SP a Minas exitem várias opções ao longo da Fernão Dias, sul de Minas é muito bonito! De Minas até Bahia a paisagem ao longo da estrada também se apresenta bela, pois a estrada segue pela serra. Chegando próximo a Bahia temos Governador Valadares, Teófilo Otoni, são interessantes para pernoite. Já na Bahia a paisagem começa a mudar, a vegetação verde dos campos e serras começam a ficar mais rasteiras e secas. Boa dica para pernoite é Vitória da Conquista e Feira de Santana. Já em Sergipe, talvez ainda encontrem trechos da estrada com obras e dar uma chegada até a capital Aracajú não chega a representar um desfio muito grande no trajeto, vale a pena! Já em Alagoas, também em fevereiro 2013 havia trechos em obras e outros já duplicados e também o desvio da BR até Maceió não é grande. Em Pernambuco existe grande trecho já duplicado e muitos radares ao longo da rodovia. Vocês passarão pela cidade de Recife e Olinda, excelente dica para passeios. Já na Paraíba até Rio Grande do Norte a estrada é toda duplicada. Vale a pena conhecer João Pessoa também.

2. como será o consumo de gasolina/etanol?
      R- Quanto a esta questão, você terão que calcular o quanto o carro de vcs gasta por km na estrada e a quantidade de km que pretendem rodar ao dia. O Google Maps ajuda muito a ter uma noção de km a ser rodado de um trecho a outro e o tempo também. Pois tudo dependerá da rota que seguirão e os desvios nas paradas que decidirem fazer. EX: se decidirem conhecer Aracajú, terão que calcular quanto rodarão da BR até a cidade (ida e volta) e quanto rodarão também nos passeios pela cidade. Aqui no Blog nós divulgamos o quanto gastamos com o nosso carro (gasolina) e nos percursos que fizemos. Também precisam levar em conta que realizamos o percurso só de ida e não tivemos que retornar, o que significaria o dobro do gasto, em média.

3. teriam sugestão de alguma pousada?
      R- Precisam ter em mente que a época em que desejam viajar é alta temporada, então as hospedagens poderão mais complicadas. Nós ficamos hospedados em Motéis, pois apenas pernoitávamos e éramos um casal. Se ficássemos em pousadas poderia significar um outro preço. Quanto a Natal, entendo que o ideal seria programarem bem a chegada na cidade e já tentarem reservar por um desses sites de viagens (decolar.com, groupon, etc) que possuem sempre boas ofertas e lembrem-se, será Natal e passagem de ano.

Desde fevereiro de 2013 estamos de volta em SP, por motivo de oportunidades irrecusáveis no campo profissional e alugamos nosso apt em Ponta Negra Natal-RN o ano todo. Ele é todo mobiliado e com vista para a bahia de Ponta Negra e Morro do Careca (pois fica no 21º andar). Cobramos durante este ano R$150,00 a diária e o condominio possui 02 piscinas (uma com 02 toboáguas para criançae outra com raias para nadar), churrasqueira, sauna, pista de caminhada, etc. Mas assim como vocês, pretendemos sair de SP próximo do natal e permanecermos até final de nossas férias de janeiro em Natal, em nosso apt.

Esperamos ter colaborado e se precisar de mais alguma dica, entre em contato, teremos prazer em colaborar.

Roberta e Valter

7. Estou muito satisfeito que vcs fizeram uma ótima viagem,estou fazendo o planejamento desde o mês 06.13 desta maravilhosa viagem,mas,ao inverso Natal-RN/São Paulo-SP,estou sempre procurando dicas,condições das estradas,pousadas,restaurantes etc...
    Estou programando para Dezembro 2013,as postagem de vcs vai servir em muito para minha viagem.

1. Olá,
      Pena nao ter deixado um contato, pois já fizemos também a rota que planeja (esperamos ter visto a postagem VIAGEM NATAL-RN ATÉ SP).
      Desejamos uma excelente viagem e retorne ao nosso blog para contribuir com a atualização das informações desse trecho.
      Roberta e Valter

8. Olá pessoal , era justamente o que precisávamos saber, pretendemos fazer essa viagem partindo de São Paulo ainda esse mês, e sinceramente estava com bastante receio, por, principalmente não ter conhecimento sobre as estradas...Iremos direto pra Natal, e retornaremos conhecendo algumas das principais cidades do litoral do Nordeste. Seu Blog ajudou muito, parabéns pela organização, ganharam minha admiração pela riqueza de detalhes.

Lucilene

1. Olá Luciene,
      Sempre muito bom saber que nossas postagens colaboram para o projeto de amigos viajantes.
      Convidamos para que retornem ao nosso blog e colabore com informações atualizadas dessa rota, assim podem colaborar com outros viajantes também.
      Estamos nos programando para nova viagem de carro SP/RN, mas por rota diferents agora, aguarde novas postagens...
      Roberta e Valter

2. Uma alternativa excelente para fugir das terríveis curvas das serras em João molevade em Mg é entrar no acesso a curvelo, passando por salinas e Montes Claros, pista excelente que vai sair em Vitória da Conquista BA...fica a dica..
      olliveira.silva2@gmail.com

9. Olá , adorei as informações sobre a viajem eu e minha familia estamos com muita vontade de ir até natal de carro mas surge aquela dúvida em questão de gasto, mas aqui vcs deixaram bem esclarecido sobre isso, a diferença e que vamos nos 2 e mais 3 filhos, seu Blog me ajudou muito e deu mais coragem de encarar a estrada.

1. Olá Simeia,
      Desejamos a vc e sua família uma excelente viagem e convidamos para que depois retorne para compartilhar conosco as aventuras e dicas interessantes.
      Roberta

10. Muito boa a postagem de voces, pretendemos fazer a viagem contraria, Natal/ Tatui-SP, talvez em Janeiro, fazendo paradas para curtir a viagem na ida e um pouco mais "rapida na volta". Mas vou continuar visitando a pagina para ver as noticias. Grato
    Vagner
    contato@vagnernatalimoveis.com.br

1. Olá Vagner,
      Realizamos o trajeto contrário (Natal/SP), em fevereiro/2013, sugerimos que visite a postagem dela, aqui em nosso blog, quem sabe poderemos colaborar com alguma informação e dica.
      Desejamos uma viagem inesquecível e o convidamos para retorne e compartilhe conosco as dicas.
      Valter e Roberta

11. oi amigo tudo bem? eu com minha familia vamos viajar agora dia 13 de dezenbro e nossa primeira vez vamos de sp a patos paraiba pra gente e o mesmo caminho que vc fez obg

1. Olá Celiana, nos desculpe não termos respondido sua postagem a tempo, mas esperamos que tenham feito um boa viagem. Realizamos novamente esse trajeto de Mogi das Cruzes-SP até Natal-RN, agora em 21 a 24 de dezembro de 2013, e infelizmente a estrada já não estava em tão boas condições em vários trechos. Também nos deparamos com uma quantidade de veículos muito maior, deve ser pelo feriado na semana, que este ano ficou mais prolongado que em 2011. Abraço, Roberta e Valter

12. Olá, Roberta e Valter. Eu e a minha esposa estamos prestes a fazer essa mesma viajem de carro, e foi muita bom conhecermos o seu blog, estão de parabéns! Também moramos em Mogi das Cruzes-SP e pretendemos ir até Natal-RN, porem nos surgiram algumas duvidas em qual seria a melhor rota, ir pela Rod. Dultra ou Fernão Dias? Contamos com a ajuda de vocês.

Renato & Keyte

1. Olá Renato e Keyte, esperamos que se já realizaram a viagem de vocês, tenham encontrado menos trânsito e chuva no caminho.
      Fizemos novamente essa viagem agora em dez/2013 e tivemos que, por diversas vezes, alterar o planejamento original. (VEJA A POSTAGEM DESSA VIAGEM DE DEZ/2013 AQUI NO BLOG).
      Enviem um email pra nós e quem sabe, quando em Natal (estaremos até dia 16/01) ou em Mogi das Cruzes (após dia 21/01), possamos nos encontrar e nos conhecer e conversarmos sobre a viagem.
      Um feliz 2014 para vcs.
      Abraço, Valter e Roberta

2. Desculpe-nos, Renato e Keyte, acabamos não respondendo a questão de vcs. Gostamos mais de ir pela Fernão Dias, apesar que desta última vez, pegamos um fluxo grande de veículos (pelo feriado prolongado) e um grande acidente em Minas Gerais, que nos obrigou a fazer um desvio longo (passando por São João Del Rei), apesar de muito bonito a estrada.

13. Olá, Roberta e Valter. Eu e minha minha família ( esposa e dois filho ) vamos fazer esta viagem em novembro.E ao pesquisar a rota logo de cara encontrei este blogue fantástico, detalhe também moro em Mogi das cruzes-SP e tenho família ai em Natal.

1. Olá Johnny, refizemos este trajeto agora em dez/2013. Infelizmente não encontramos a mesma qualidade nas estradas e tivemos o contra tempo do grande fluxo de veículos nas estradas (devido ao feriadão de Fim de Ano) e muita chuva.
      Sugerimos que veja as nossas novas postagens (divididas em 4 partes) dessa nossa aventura de Mogi das cruzes-SP até Natal-RN dez/2013. Ainda estamos construindo as postagens, mas os vídeos já estão baixados.
      Se quiserem, nos mande um email com o seu celular e ao retornarmos a Mogi (a partir de 21/01/2014), possamos nos encontrar todos e conversarmos sobre a viagem. Será um prazer para nós. (Moramos na Vila Oliveira).
      Ficaremos no aguardo e um feliz 2014!
      Valter e Roberta

2. Meu Caro Jonny quando viajar não esqueça tambem de usar um GPS Garmin 3560mt com o mapa trc instalado. Com esse gps e o mapa instalado você nunca vai errar uma estrada.

14. realmente muito bom a ideia de postarem de como foi em sua viagem, percebi que foi pela 116, todos os anos vou a nordeste de carro, porém sempre utilizo a BR101, sei que no mapa se mostra mas longa, mesmo assim economizo muito mais que indo pela 116, pois não tem tantos morros, e curvas como a 116, alem do que apesar de grande o fluxo de caminhões é melhor que a 116, porém nunca fui a natal, sempre vou ate recife e o sertão pernambucano visitar parentes da minha esposa, na volta para o rio ai vou rodando pelo litoral, fico nas praias tanto de pernambuco, alagoas e sergipe, realmente trata-se de um passeio muitooooooooooooooooooooooooooo deliciosoooooooooooooooooooooo, adoro viajar de carro.

1. Olá Beto, fizemos o trajeto pela BR 101 em jan/2014, veja o nosso post (ainda em construção...)

15. Rita de Cássia gomes25 de outubro de 2014 às 18:11

Oi
    Roberta amei essa postagem em seu blog,estamos planejando viajar para campina grande na Paraiba agora em Dezembro,somos uma família de 4 pessoas eu meu esposo e dois adolescentes ,estou meio aflita pois todos falam muito mal das estradas,porém o unico jeito de ir é assim pois as passagens de avião estão muito altas para esta época do ano,gostaria de saber se vc indica o guia Brasil quatro rodas para essa viagem ou se tem outro indicador sem sem o google maps.bjs fique com Deus.

1. Olá Rita,
      Em dezembro/2015 estamos planejando ir para Natal-RN (pois a nossa casa de fato fica nesse paraíso, por isso estamos sempre indo e vindo neste trajeto).
      Bem, além da pesquisa pela net (planejamento), utilizamos como respaldo o mapa da Quatro Rodas e desta vez, utilizaremos pela 1ª vez o aplicativo WAZE, que em viagens recentes, até internacionais, ele tem nos oferecido ótimos resultados de opções de caminhos, com atualizações em tempo real...
      Informações mais recentes que deste post de 2013, você poderá ver no post sobre a nossa viagem Natal-RN / São Paulo JAN/2014.
      Espero ter ajudado.
      Abraço e boa viagem para vc e sua família!
      Roberta

16. MUITO OBRIGADO! Farei esse mesmo roteiro, sendo que ao contrario (NATAL - SAO PAULO) e, depois de rodar a internet sem efeito, ese blog de vcs me ajudou muito. Sao 3 pessoas, um casal e uma filha de 8 anos que vai ter que aguentar pasar 3 dias dentro de um fiat (completo) apertado! É um evento em SP que nós vamos. Nos tranquilizou. Valeu!

17. Olá,
    Fizemos esse roteiro também, NATAL-RN até SÃO PAULO-SP, em fev/2013 e jan/2014).
    Ainda está em construção, mas já poderá ver algumas informações no link http://viagensfamiliamorettipadulla.blogspot.com.br/2014/11/jan-2014-viagem-de-carro-natal-rn-ate.html
    espero que ajude...

18. Muito bom!!!!
    Eu, esposa e casal de filhos estaremos indo p/ Recife em 28/12/2014
    ...quem sabe apareçam mais veículos para o mesmo trajéto ( ou parte deste trecho, né) seria bem interessante. Será nossa segunda vez de carro.
    Parabéns pelas dicas!

Rodrigues
    platotal@hotmail.com

1. Boa noite, tudo bem Rodrigues, olha estou vendo se vou a João Pessoa pela 8ª vez de carro, costumo sair aqui da Pça da Sé onde moro por volta de 03:30 hs. com esposa e filha (isabelle) 6 anos. Se tudo der certo devo partir dia 28/12 acompanhado de um colega com sua esposa e 3 filhinhas. Eles vão para Salvador via Fernão Dias e posterior br 040, caminho esse que ainda não conheço, pois costumo ir Fernão Dias e sair em Governador Valadares ou Teófilo Otoni. Porém conversando com caminhoneiros todos dizem que economiza uns 300 km. Meu percurso é João Pessoa e posterior visita ao sogro em Tupanatinga - PE perto de Arco Verde. Qualquer coisa estou aí, porém ainda decidindo. imatta@globomail.com

2. Que legal!
      Sugerimos seguir pela rota que fizemos em janeiro/2014, seguindo pelo Espírito Santo (BR 101), a estrada estava bem melhor, no inicio de 2014.
      Nós deveremos seguir por ai, em breve, para retornar SP/RN.
      Desejamos boa viagem a vc e sua família!
      Abraço e boas Festas!
      Valter e Roberta Padulla

19. SE DEUS PERMITIR E TUDO CORRER BEM VAMOS SAIR DE CAMPINAS SP DIA 07/01/2015 COM DESTINO A NATAL (PELA PRIMEIRA VEZ IREMOS DE CARRO) FOI MUITO BOM ACHAR O SEU BLOG . OBRIGADO PELAS DICAS E BOM FINAL DE ANO .PAULO AUGUSTO E FAMILIA ( AH O APELIDO DA MINHA ESPOSA É BETA TBEM)

1. Ficamos felizes quando nossas postagens colaboram com futuras viagens de nossos amigos.
      Dentro de alguns dias, deveremos refazer o trajeto SP/RN, se Deus quiser!
      Boa viagem para vc e sua família e Boas Festas!
      Valter e Roberta Padulla

20. ao casal felicidades, e que coisa belo roteiro de viagem, pretendo fazer o inverso, sou daqui de Natal e tenho certeza que vcs amarão a cidade do sol ( pena que alguns politicos envergonhe nosso povo), enfim sintam--se em casa...

21. GRAÇAS A DEUS ,NOSSA VIAGEM FOI UMA MARAVILHA.SAIMOS DIA 05/01/15 E CHEGAMOS DE VOLTA DIA 21/01/15. NUNCA ANDEI TANTO NA MINHA VIDA (+OU -1.000/ DIA ).MAS VALEU A PENA: PIPA, MARACAJAU(MANOA PARQUE), CUTUVELO,MADEIRO,DEPOIS DECEMOS PARA PERNAMBUCO(PORTO DE GALINHAS,MURO ALTO,GAIBU) .BELAS PAISAGENS ,(MAS TEM QUE TER MUITA PRUDENCIA (RODOVIAS EM BOM ESTADO)FUI POR GOV.VALADARES E VOLTEI POR MONTES CLAROS ). AGORA VAMOS AGUARDAR A PROXIMA VIAGEM.FIQUEM COM DEUS E OBRIGADO PELAS DICAS!!!!PAULO AUGUSTO E FAMILIA !!!

22. Olá Augusto,
    ficamos felizes em ter colaborado com a sua viagem, por meio de nossas dicas.
    Pelo seu comentário, percebemos como foi legal sua aventura também, junto a sua família.
    Até a próxima, amigo!
    Valter e Roberta

23. Boa noite familia Padulla! Estou amando "viajar" com vcs!
    Comecei pesquisando e estudando o roteiro de SP a Natal e estou muito empolgada com a ideia para esse fim de ano. Obrigada e parabens pelos registros! Abraços.

1. Olá Bete,
      o nosso objetivo com esse blog é justamente esse, auxiliar outros viajantes, como nós, em suas aventuras.
      Desejamos uma excelente viagem e caso tenha um tempo, teremos prazer em conhece-la e saber como foi a aventura até aqui (Natal).
      Nosso whatsApp (84) 9-9948-5047.
      Roberta e Valter

24. Oi Boa noite familia já viajei para nosso nordeste lindo e estou indo para natal em janeiro de 2016 dia 4 estou na estrada vou pela BR 101 pois gosto muito, gostaria de dar meus parabens pela dicas já entrei aqui 5 vezes para pegar dicas um grande beijo.

1. Olá,
      ficamos felizes que nossos registros estejam colaborando com a viagem que irá fazer.
      Desejamos uma excelente viagem e caso tenha um tempo, teremos prazer em conhece-lo e saber como foi a aventura até aqui (Natal).
      Nosso whatsApp (84) 9-9948-5047.
      Roberta e Valter

25. Olá FAmilia Boa noite... já fomos para natal 2 anos seguidos ( 2015 e 2016) lugar incrivel e simplismente maravilhoso... resumindo nao conseguiremos viver longe dai... sao paulo uma loucura...

vi as dicas e gostei muito, gostaria de saber como foi a mudança de voces despacharam ela por qual empresa o frete foi compartilhado ou exclusivo ? demorou para chegar ai ? como foi a transição vcs ja tinham familia ai em natal ? estou com dificuldades em saber o melhor lugar para morar e queremos alugar uma casa em ponta negra ou nova parnamirim...

se puder compartilhar a esperiencia me ajuda bastante...

obrigado. !!!

26. Oi gente, tudo bem? Bom, planejamos agora em maio, eu e minha namorada, irmos pra SP de carro. Vasculhando a internet achamos o relato e os vídeos de vocês. Nossa intenção é fazer uma viagem rápida, porém segura. Dirigindo durante o dia até as 17h no máximo. Nossa principal dúvida é de onde dormir e comer. Caso vocês possam nos dar dicas, agradecemos bastante. Abraços...César e Priscilla

27. Que bacana sua iniciativa de postar a programação de sua viagem, estou um pouco insegura por nunca ter feito de carro uma viagem tão longa, mas me animei bastante com sua trajetória!
    Iremos com três crianças e isso me preocupa um pouquinho, mas estamos ansiosos para conhecer essa cidade linda e todas as outras que passaremos!
    Obrigada!
    Abraços

28. Eu e meu esposo e filha de 4 aninhos, estamos querendo fazer uma viagem de carro nas nossas férias sem pressa, nosso destino seria Natal, somos de Piracicaba interior de SP. Foi bem interessante ver sua trajetória, apesar de ter sido há alguns anos atrás, ajudou muito

29. Oi,vou do Rj até Maceio e gostaria de saber se é melhor e mais rápido ir pela rodovia que vocês foram ou ir beirando a regiao praiana?

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...