Mariana MG


MARIANA - MG


Quem já nos conhece sabe que somos meio ciganos e adoramos uma estrada. 



Em nossa viagem de férias em janeiro de 2010, saímos de Mogi das Cruzes-SP meio sem rumo por este mundo e seguimos até Caraguatatuba (litoral norte de SP), onde dormimos (vejam a postagem desse 1º dia de nossa viagem em VIAGEM A CARAGUATATUBA).

No 2º dia de viagem, fomos até IlhaBela-SP, para uma passeio de escuna (veja a postagem desse trecho em http://viagensfamiliamorettipadulla.blogspot.com.br/2010/12/blog-post.html).
Após o passeio, voltamos para a estrada e fomos dormir em Resende-RJ.

No 3º dia de viagem, seguimos sentido Minas Gerais, até Ouro Preto, onde nos hospedamos.

No 4º dia de viagem, decidimos conhecer Mariana-MG e é sobre este dia de passeios que se trata esta postagem.

ROTA DE ESTRADA DO 4º DIA DE VIAGEM

Viagens Familia Moretti Padulla_BLOGSPOT
Descrição de Imagem: Mapa do trecho da estrada Ouro Preto-MG até Mariana-MG

O trecho de estrada entre Ouro Preto e Mariana, no estado de Minas, com cerca de 12 km, mas que deve ser percorrido com cuidado, pois se trata de uma área serrana, com muitas curvas, mas com paisagens lindas!
Existe a opção de fazer este trajeto de trem Maria Fumaça, que deve ser muito gostoso, mas optamos fazer com nosso carro mesmo.


CHEGADA EM MARIANA-MG

Chegamos ao centro da cidade de Mariana e não tínhamos ainda ideia o que iriamos visitar, então, procuramos um posto de informações turísticas para nos informamos melhor e pegarmos um mapa da cidade.

Chegando ao Terminal Turístico de Mariana, conhecemos o guia Reinaldo que nos apresentou uma programação que nos agradou, tanto no roteiro, quanto no preço.



Descrição de Imagem: Mapa da localização do Terminal Turístico de Mariana-MG


Descrição de Imagem: Terminal Turístico de mariana-MG

E foi então que iniciamos nossa aventura turística por MARIANA.


MAPA DE PASSEIOS








HISTÓRIA DE MARIANA-MG

Viagens Familia Moretti Padulla_BLOGSPOT
Descrição de Imagem: Bandeira da cidade de Mariana em Minas Gerais. Constitui-se do brasão municipal posicionado ao centro de um retângulo com duas faixas verticais; verde e amarela.

MARIANA se destaca na história por ter sido a primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais.

São 3 séculos de história, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia. 

Em 16 de julho de 1696, bandeirantes paulistas liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça encontraram ouro em um rio batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo, que logo assumiria uma função estratégica no jogo de poder determinado pelo ouro. 

O local se transformou em um dos principais fornecedores deste minério para Portugal e, pouco tempo depois, tornou-se a primeira vila criada na então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Lá foi estabelecida também a primeira capital. 

Em 1711, por ordem do rei lusitano D. João V, a região foi elevada à cidade e nomeada Mariana – uma homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua esposa. Transformando-se no centro religioso do Estado, nesta mesma época a cidade passou a ser sede do primeiro bispado mineiro. Para isso, foi enviado, do Maranhão, o bispo D. Frei Manoel da Cruz. Sua trajetória realizada por terra durou um ano e dois meses e foi considerada um feito bastante representativo no Brasil Colônia. 

Um projeto urbanístico se fez necessário, sendo elaborado pelo engenheiro militar José Fernandes Pinto de Alpoim. Ruas em linha reta e praças retangulares são características da primeira cidade planejada de Minas e uma das primeiras do Brasil.  

Pioneira em comunicação, nas suas terras foi instalada a primeira agência dos Correios no Estado, em 1730. Na época conhecida como “Correio Ambulante”, ela estabelecia a comunicação entre Rio de Janeiro, São Paulo e a capital mineira.

Mais informação sobre a História de Mariana: http://www.mariana.mg.gov.br/


POSTAGENS DOS NOSSOS PASSEIOS EM MARIANA-MG












MAIS POSTAGENS DESTA VIAGEM, PELO LINK:

1º dia de viagem: VIAGEM A CARAGUATATUBA;

2º dia de viagem: PASSEIO EM ILHABELA; ILHA BELA

3º dia de viagem: RESENDE-RJ ATÉ OURO PRETO-MG







Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...