ALEMANHA - PORTÃO DE BRANDEMBURGO


PORTÃO DE BRANDEMBURGO



Iniciamos nosso passeio por Berlim bem cedo, pois ao pesquisarmos, verificamos que alguns locais deveriam ser visitados no início do dia, senão a fila que se forma chega a ser gigantesca, são eles: Reichstag e a Berliner Fernsehturm (Torre de Tv).
Pegamos o metrô (U55) (também serve: S1 – S2 – S25) e descemos na estação Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo), que se localiza próximo a Porta de Brandemburgo.
Localiza-se na extremidade oeste da Unter den Linden (avenida mais famosa da cidade).

Mapa com estação Metrô Brandenburger Tor (Portão de Brandemburgo) até a Portão de Brandemburgo
VÍDEO DO NOSSO PASSEIO PELO PORTÃO DE BRANDEMBURGO


Clique na imagem acima para assistir ao vídeo

HISTÓRIA DO PORTÃO DE BRANDEMBURGO

         O símbolo por excelência de Berlim. Uma estrutura neoclássica inspirada no Parthenon de Atenas.
        Também foi o símbolo da Alemanha dividida (dividia a parte ocidental de Berlim da parte oriental).
      Como já abordado anteriormente, No início do séc XVIII, Frederico III de Hohenzollern, sucessor de Frederico Guilherme, transforma Bradenburgo num reino, tendo sido coroado como Frederico I da Prússia e construiu o monumento na estrada do reino. 
     A Quadriga, símbolo de orgulho para a Prússia, existente em cima do monumento, foi levado por Napoleão Bonaparte para a França no início do Séc XIX, quando vence os prussianos, mas em 1814, quando voltou à cidade e foi o símbolo da vitória. Foi nessa época que, a deusa que está no topo, recebeu um bastão episcopal com a águia prussiana e a cruz de ferro com uma coroa de louro. A porta foi o cenário de importantes eventos como o nascimento do Terceiro Reich de Hitler e a ocupação russa de 1945. Dos lados da porta ainda se encontram um par de pavilhões utilizados pelos guardas.

Roberta e ao fundo o Portão de Brandemburgo
      
Em 30/01/33, Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Hitler desejava demolir e reconstruir Berlim, no projeto conhecido como Welthauptstadt Germania (Germânia, a capital do Mundo), o arquiteto proposto para esta nova cidade foi Albert Speer, porém o projeto nunca seria finalizado. Em 1939 com a invasão da Polônia, iniciava-se a 2ª Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas.

Imagem da época da II Guerra Mundial, a destruição ao redor do Portão de Brandemburgo 

       O Portão de Brandemburgo está situada no meio da Pariser Platz, que consiste numa praça que abriga também em sua área os prédios de embaixadas e do Parlamento.


Valter na Pariser Platz e ao fundo o Portão de Brandemburgo

       Na Pariser Platz, Valter encontra com um policial e conversam um pouco sobre o policiamento em Berlim. Pedimos autorização para registrar esse momento de intercambio profissional.

Valter e o policial de Berlim


       Foi restaurada em 2002, recebeu um sistema de iluminação que a deixa mais imponente ainda vista a noite.

Depois, seguimos a pé até a Reichstag (cerca de 350m). Veja no próximo post.

links dos passeios realizados em nossa viagem pela Alemanha no 5º dia:


OUTRAS POSTAGENS DE NOSSA VIAGEM PELA ALEMANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...