BERLINER DOM - CATEDRAL DE BERLIM

BERLINER DOM - CATEDRAL DE BERLIM


Am Lustgarten, 10178 Berlin, Alemanha

Ainda no LUSTGARDEN - JARDIM DAS DELÍCIAS (Berlim), encontra-se o Berliner Dom ou Catedral de Berlim é a maior igreja protestante da cidade. Fundada por Wilhelm II da Prússia, está localizada na Ilha dos Museus e é vizinho do Berliner Stadtschloss (sede do governo municipal de Berlim).

Também encontra-se perto da Alexanderplatz, diante do Palácio Real de Berlim. Construída entre 1895 e 1905, seu estilo arquitetônico é o Neobarroco.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a catedral foi severamente danificada pelos bombardeios, assim como a maioria dos edifícios berlinenses. Após uma série de reformas, reabriu as suas portas em 1993 e agora pode ser visitada em qualquer dia da semana. Os elementos de maior destaque são o órgão Sauer, os vitrais multicoloridos e o altar principal, que data de 1850 e foi herdado da anterior catedral.
Descrição da Imagem: Nosso registro da frente da Berliner Dom
A Berliner Dom, a maior e mais importante igreja protestante de Berlim, foi construída entre 1894 e 1905, mas a sua história se inicia muito antes.  
A história da catedral de Berlim se inicia  em 1465 quando a Capela St. Erasmus, pertencente ao recém-construído palácio real de Cölln,  foi elevada ao status de igreja colegiada ou “Domkirche” que era o termo usado na época para designar este tipo de igreja.
Em 1535, o príncipe-eleitor Joachim II começou a remodelar o prédio que abrigava a igreja Dominicana e que ficava ao sul do palácio, para ser a igreja da corte, movendo assim a “Domkirche” para este endereço. Com a conversão de Joachim II ao Protestantismo, a até então igreja católica foi transformada em protestante luterana. Como o prédio da igreja já estava bem degradado, Friedrich II ordenou em 1747 que um novo prédio fosse construído. Assim, baseada no projeto arquitetônico de Johann Boumann, foi construída entre 1747 e 1750 uma nova catedral em estilo barroco no local que hoje se encontra a Berliner Dom.
Cerca de 70 anos mais tarde, para celebrar a união das comunidades luteranas da Prússia, a catedral foi remodelada por dentro e por fora em estilo neoclássico pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel. Anos mais tarde, a família real achou que esta catedral era muito modesta e não representava bem a monarquia. Sob ordens do rei  Friedrich Wilhelm IV, foi decidido então que uma catedral mais imponente deveria ser construída. Assim a antiga catedral foi demolida e a construção da atual Berliner Dom se iniciou em 1894, sendo finalmente inaugurada em 27 de fevereiro de 1905. Projetada por Julius Raschdorff em estilo barroco com influência do renascimento italiano, a catedral com suas dimensões monumentais de 114 metros de comprimento, 73 metros de largura e 116 metros de altura acabou sendo comparada e considerada um contrapeso protestante para a Basílica de São Pedro no Vaticano.
Na Segunda Guerra Mundial, durante um ataque aéreo, a cúpula da catedral foi atingida por uma bomba de líquidos inflamáveis.  Devido ao difícil acesso, o fogo não pode ser controlado e toda a cúpula foi destruída. Partes da cúpula em chamas desabaram, alastrando assim o fogo pela catedral. Em 1953 um telhado temporário foi construído para cobrir a catedral e proteger o que restou do seu interior. Ficando em Berlim Oriental depois da divisão da cidade, a catedral só começou a ser reconstruída pelo governo da Alemanha Oriental em 1975 com a ajuda financeira da Igreja Protestante e da Alemanha Ocidental. Durante os trabalhos de reconstrução, o desenho original da catedral foi um pouco alterado, sendo o salão do memorial que ficava na asa norte demolido e a cúpula simplificada. A reconstrução da fachada ficou pronta em 1983 e no ano seguinte inicaram-se os trabalhos de restauração do interior, sendo a catedral reaberta solenemente em 06 de junho de 1993.
Cúpula por dentro da Catedral de Berlim (http://simplesmenteberlim.com/berliner-dom-catedral-de-berlim/)
A Berliner Dom pode ser visitada e sem dúvidas vale muito a pena, pois a catedral também é majestosa e belíssima por dentro, sendo ricamente decorada com relevos que ilustram histórias do Novo Testamento e importantes figuras da Reforma Protestante. Em seu interior encontra-se o maior órgão de tubos da Alemanha, tendo mais de 7.200 tubos, simplesmente uma obra de arte construída por Wilhelm Sauer. A catedral também abriga a cripta da família Hohenzollern contendo mais de noventa tumbas e sarcófagos, incluindo as do rei Friedrich I e da rainha Sophie Charlotte, que são ricamente trabalhadas.  A cúpula da catedral também pode ser acessada e os visitantes que subirem os 270 degraus serão recompensados com a vista deslumbrante que se tem de lá de cima.
A catedral é aberta à visitação de segunda a sábado, das 09:00 as 20:00hs e aos domingos e feriados, das 12:00 as 20:00hs. Nos meses de outubro a março, o horário de fechamento é as 19:00hs.
Endereço: Lustgarten 1 – Mitte, 10178 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estaçãHackescher Markt
Ônibus: Linhas 100 e 200, parada Lustgarten; Linha TXL, parada Spandauer Str./Marienkirche
Bonde: Linhas M4, M5, M6, parada Spandauer Str./Marienkirche; Linha M1, parada S Hackescher Markt
Fonte: http://simplesmenteberlim.com/berliner-dom-catedral-de-berlim/

Não chegamos a entrar na Catedral de Berlim, apenas registramos as imagens de seu exterior, que é de uma arquitetura maravilhosa, cheia de detalhes.

Mas como nosso objetivo era chegar o quanto antes na BERLINER FERNSEHTURM- TORRE DE TV DE BERLIM.


Caminhamos da Catedral de Berlim até a Berliner Stadtschloss (Prefeitura) por cerca de 750m.

OUTRAS POSTAGENS DE NOSSA VIAGEM PELA ALEMANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...