BAOBÁ DO POETA - A árvore que inspirou Saint-Exupéry ao criar desenhos de “O Pequeno Príncipe” (Natal-RN)

BAOBÁ DO POETA
A árvore que inspirou Saint-Exupéry ao criar desenhos de “O Pequeno Príncipe” (Natal-RN)

Endereço: R. São José, 1261 - Lagoa Seca, Natal - RN

Em novembro de 2012, nossa amiga Clotilde Tavares nos levou para conhecer o "Baobá do Poeta", na cidade de Natal-RN.

O solo do planeta estava infestado, e um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele”... escrevia Antoine de Saint- Exupéry.

Descrição da Imagem: Roberta e Clotilde e ao fundo o Baobá do Poeta (nov 2012)

Existe uma relação entre o Baobá de Natal e a obra literária de Antoine de Sant-Exupéry, diz o professor Diógenes: “No Rio Grande do Norte, credita-se a esse baobá a inspiração de Saint-Exupéry ao criar desenhos de “O Pequeno Príncipe”,  livro com mais de 230 traduções m todo mundo. 

Descrição da Imagem: desenho do baobá do livro O Pequeno Prícnipe

Algumas “coincidências” tornam a hipótese verossímil. O baobá exilado em Natal foi visitado pelo autor, quando aqui esteve, nas décadas de 20 e 30 e era hóspede da proprietária do terreno. Os desenhos por ele feitos em seu livro, como o elefante, a estrela, o vulcão, as dunas e falésias lembram o mapa e outros símbolos do Rio Grande do Norte”.

Em 6 de maio de 2009 o baobá recebeu a visita do sobrinho-neto de Saint-Exupéry, o engenheiro François D’Agray, que esteve em Natal, à convite da Prefeitura Municipal.O sobrinho de Exupéry veio ao Brasil para o lançamento dos livros “O Pequeno Príncipe me disse” e “Antoine de Saint-Exupéry – A História de uma História” da escritora paulista Sheila Dryzun.




O Baobá da Rua São José recebe o nome "Baobá do Poeta", em homenagem ao Professor Diógenes da Cunha Lima  que quando soube da possibilidade da derrubada dessa árvore, providenciou a compra do terreno, num gesto de preserva-la.




O Poeta Diógenes da Cunha Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...