ESTÁTUA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COPACABANA

PASSEIO
ESTÁTUA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE EM COPACABANA (Rio de Janeiro-RJ)


    Na viagem que fizemos ao Rio de Janeiro, em janeiro de 2018, ao caminharmos pelo calçadão da Praia de Copacabana, próximo ao Posto 06 dos Guardas Vidas, encontramos a famosa estátua do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade  (passou parte significativa de sua vida na cidade carioca) e finalmente pudemos fazer um registro de imagem típico de turista.

    Importante dizer que, normalmente, há uma pequena fila de pessoas, aguardando para ter um momento ao lado da estátua e imortalizar a lembrança desse ponto tão pitoresco, pois ao fundo da foto, aparece nada menos que o Pão de Açúcar, formando assim um lindo “cartão postal”.


#PraCegoVer
Descrição da Imagem: Beta sentada no banco ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana




HISTÓRICO DO LOCAL

    A estátua em homenagem a Carlos Drummond de Andrade foi inaugurada em outubro de 2002.

    O poeta foi imortalizado pelas mãos do mineiro Leo Santana, foi lavrado em bronze e hoje representa um dos pontos famosos em Copacabana, para registros dos turistas.
   
    A estátua retratar um momento rotineiro da vida de Drummond, a partir de registro fotográfico feito por Rogério Reis. 

    No banco em que assenta a estátua, o mesmo em que o poeta costumava ficar nos finais de tarde, lê-se o verso, “No mar estava escrita uma cidade”. Drummond escreveu a história de sua vida nesta cidade, e nela será sempre lembrado.

    Às vésperas de sua inauguração, quando ainda estava envolta em plástico da cabeça aos pés, ocorreu um fato curioso: policiais do 19º BPM chegaram a abrir chamada via rádio sobre a localização de um indivíduo possivelmente asfixiado, confundindo a estátua do poeta com a vítima de um crime.

    A estátua, sentada num banco público, é por muitos abraçada e admirada, mas também sofre por ser facilmente acessível, facilitando a ação de frequente de vândalos. A prefeitura do Rio, com o fito de coibir novos ataques, em 2009 instalou câmeras que registram as ações de vandalismo. Em maio de 2012 as câmeras captaram as imagens de dois menores que, no meio da madrugada, tomaram, utilizando um alicate, os óculos do poeta. Não foi a primeira vez que isso ocorreu: desde o dia em que ali foi inaugurada, cerca de oito pares de óculos – cada um custando cerca de R$3.000,00 – já lhe foram subtraídos.

 
#PraCegoVer
Descrição da Imagem: Registro de nossa visita a Estátua de Carlos Drummond de Andrade, em março de 2015

ENDEREÇO
Av. Atlântica, S/N - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22070-002 (próximo ao Posto 6)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Aberto 24h

PREÇO
Gratuíto

ROTEIRO PLANEJADO
Caminhada na praia de Copacabana, na tarde do 1º dia de viagem.

DICAS IMPORTANTES
Cuidado ao utilizar equipamentos neste local (máquina fotográfica, celular, etc), pois há risco de ladrões no local.


LINKS DOS PASSEIOS REALIZADOS NA VIAGEM






Gostou dessa postagem? Aproveite e deixe seu comentário e seu “LIKE” e se inscreva em nossas redes sociais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...