Petrópolis - Palácio de Cristal

VIAGEM A PETRÓPOLIS – RJ
PARTE 4

1.Atividades da viagem (2º DIA – 10/JULHO/2009):

d) Palácio de Cristal: Nossa segunda parada no passeio de vitória foi no Palácio de Cristal de Petrópolis. O cocheiro nos deu uma breve introdução a história do local e comunicou que poderíamos descer e visitar o local, enquanto ele nos aguardaria nos portões do Palácio. 


Descrição de Imagem: Ainda na Vitória, nosso cocheiro explicava a importância do Palácio de Cristal de Petrópolis




         O Palácio de Cristal de Petrópolis foi encomendado da França pelo Conde D’Eu, na forma de presente à sua esposa, a Princesa Isabel, ligada à Associação Agrícola e Hortícola de Petrópolis (ou seja, inicialmente o prédio destinava-se a ser a sede da "Associação Hortícola e Agrícola de Petrópolis" formada pela alta aristocracia petropolitana). 


           Inaugurado em 1884, era considerado também o salão de baile da Família Imperial. 


         A festa mais famosa realizada neste local foi no domingo de Páscoa de 1888, quando a princesa Isabel juntamente com seus filhos, entregou cartas de alforria aos 103 últimos escravos em Petrópolis, a maioria indenizando os seus senhores com expressiva campanha desenvolvida na cidade.

Descrição de Imagem: Valter, Roberta, Henrique e Fernando e ao fundo o Palácio de Cristal de Petrópolis


O palácio foi construído na mesma época em que estava sendo construída a Torre Eifel, é um dos exemplos de como a Revolução Industrial, que acontecia na Europa, influenciou os estilos arquitetônicos.  


Produzido nas oficinas da Sociedade Anônima Saint-Souver Lês Arras, na França. A estrutura é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto, com estrutura em ferro fundido pré-moldada (a primeira do Brasil), reflete bem o período histórico e possuía seus vitrais em cristal belgos, mas uma chuva de granizo em 1889, grande parte deles foram destruídos.

Mas após a Proclamação da República, o Maravilhoso Palácio de Cristal foi utilizado para diversos fins, sendo vendido em leilão e transformado em cassino, depois garagem do Corpo de Bombeiros e ainda abrigou vítimas de tragédias que se abateram sobre a Cidade. Também serviu a objetivos mais nobres, mas nem sempre adequados a seu propósito original; sede de diversas associações literárias, de entidades ligadas à música, do Liceu de Artes e Ofícios de Petrópolis; clube de boliche e salão para bailes populares.

Em 1938 o palácio foi coberto por folhas-de-flandres e tijolos para abrigar o Museu Histórico de Petrópolis, que mais tarde seria transferido para onde hoje funciona o Museu Imperial de Petrópolis.

Protestos na Câmara Municipal e levou à revogação do contrato de 1892.

Em 1957 o palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas ele continuou coberto. Paredes similares às originais foram colocadas no ano da comemoração do centenário do palácio, em 1984.

 Passou a importante monumento e um dos mais conhecidos cartões postais de Petrópolis.

Atualmente, é palco de festas como a Bauernfest, festa em homenagem aos colonos alemães de Petrópolis que ocorre todos os anos nos finais do mês de junho. Também ocorrem muitos eventos musicais e no Natal recebe uma linda decoração.

           A noite, com efeitos de iluminação, se revela uma linda paisagem.

Nos jardins deste Palácio existe uma cruz no local onde foi realizado a missa em comemoração da vinda dos colonos alemães para Petrópolis. A missa foi realizada em alemão para que eles pudessem compreender, pois 2/3 dos colonos que vieram eram católicos.

Descrição de Imagem: local onde foi realizado a missa em comemoração da vinda dos colonos alemães para Petrópolis


Neste mesmo jardim existem canteiros de flores, árvores e uma linda fonte. Um lugar delicioso, principalmente se o dia estiver ensolarado como o que tivemos a sorte de desfrutar.

Descrição de Imagem: Valter e Roberta nos jardins do Palácio de Cristal de Petrópolis


Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/n° - Centro
Telefone: 2247-3721
Visitação: Visita monitorada de Terça a Domingo de 09:00h às 18:00h
Valor: R$ 5,00 e maiores de 60 anos e estudantes por R$2,50 (estudantes da rede pública, desde que uniformizados, não pagam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...