VIAGEM A NATIVIDADE DA SERRA - SP

Viajamos a Natividade da Serra da forma que adoramos, ou seja, FAMILIA MORETTI PADULLA completa (Valter, Roberta, Henrique e Fernando).

PLANEJAMENTO DA VIAGEM:

1. Total de dias: 01 dia (13/02/2010, sábado de Carnaval);

2. Cronograma:
 1º dia: Mogi das Cruzes - SP / Natividade da Serra – SP / Mogi das Cruzes – SP

Descrição da imagem: Bandeira da cidade de Natividade da Serra - SP. retangulo de fundo branco, com faixa azul irregular na parte superior e infeiror,  dando impressão de faixas de água. Ao centro da bandeira, o brasão da cidade.

Descrição de Imagem: Mapa da rota de Mogi das Cruzes a Natividade da Serra, no Estado de São Paulo - Brasil

Distância entre Mogi das Cruzes e Natividade da Serra - SP = 155 km

HISTÓRICO DO PASSEIO:

Como em toda viagem que realizamos, sempre tem a história sobre a fase de planejamento.

Desta vez, estávamos em casa, tristes por este ano não haver o Carnaval de São Luiz do Paraitinga – SP, onde fomos brincar no Carnaval do ano passado (2009) e por motivo das chuvas e da destruição de parte da cidade em janeiro, estavam em fase de reconstrução.

Acordamos no sábado de Carnaval, dispostos a encontrar um local onde os rapazes pudessem brincar um pouco, nosso objetivo era encontrar uma cidadezinha tranqüila, onde houvesse carnaval de rua, mas a moda antiga, com ar familiar, pois queríamos nos divertir e não passar nervoso.

Pesquisando na net, encontramos Natividade da Serra e no site visitado comentava que haveria blocos carnavalescos de São Luiz do Paraitinga. Achamos interessante, pois além desta informação, também nos agradou as imagens e informações da cidadezinha, para podermos visitar até o horário da festa, à noite.

Decidido, chamamos o Rike e o Nando e comunicamos nossos planos e claro, ambos aprovaram na hora. Decidido, nos arrumamos e saímos rumo a nova aventura!

DIÁRIO DE BORDO

1. Plano de vôo: Mogi das Cruzes, rumo a Natividade da Serra. Seguimos até Taubaté pela Rodovia Presidente Dutra. Em Taubaté, entramos na Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), por quase 20,7 km, até a Rodovia Major Gabriel Ortiz Monteiro. Na Rodovia Maj. Gabriel Ortiz Monteiro (SP-121), rodamos quase 15,9 km até a Rodovia Octacílio Fernandes da Silva por 19 km até a entrada de Natividade da Serra.

2. Dados históricos sobre Natividade da Serraem o nome originário da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Natividade e também devido sua localização geográfica, na Serra do Mar.
Fonte:http://www.explorevale.com.br/cidades/natividadedaserra/historia.htm

3. Roteiro e atividades da viagem:

a) Saímos de Mogi das Cruzes próximo das 12h e paramos no Frango Assado da Rodovia Dutra. Resolvemos almoçar e não comermos lanche foi uma ótima opção, pois a comida estava muito boa! Roberta e Nando dividiram um galeto na brasa e o Valter e o Rike dividiram uma picanha, pedimos uma porção grande de fritas para completar. A quantidade de comida em cada prato foi suficiente, sobrando até um pouco do acompanhamento de cada um.

Descrição de imagem: Família Moretti Padulla reunida a mesa, saboreando um almoço delicioso!

b) Chegamos a Natividade da Serra e verificamos uma cidade pacata, típica de interior, nem parecia época de Carnaval, se não fosse os enfeites nas ruas.

Descrição de imagemportal da entrada da cidade de Natividade da Serra

c) Resolvemos procurar uma pousada, caso decidíssemos ficar para dormir, mas a maioria estava lotada e a que tinha vaga o preço não era compatível com as instalações, segundo nossa opinião.

d) Nosso primeiro passeio foi até o local da “Balsa de Natividade da Serra / Paraibuna”. Por motivo da formação do lago da represa de Paraibuna, várias estradas rurais e intermunicipais foram inundadas e para possibilitar a continuidade da ligação de Natividade da Serra a Rodovia Tamoios e cidades vizinhas, instalaram uma balsa, operando de hora em hora, transportando inclusive carros e o serviço é gratuito. Percebemos que a espera para o embarque na balsa, apesar do calor que fazia, a vista é tão bonita, o local com muita sombra devido às várias árvores e uma brisa gostosa, que o tempo passa sem perceber.
Fonte: http://www.guiaparaibuna.com.br/cidade/pontosturisticos/balsa.htm

Descrição da imagem: local de embarque da balsa (Natividade da Serra)
Descrição da Imagem: balsa realizando inicio da travessia
Descrição da imagem: Valter, Rike e Nando, próximo ao local de embarque da balsa
e) Outro passeio que fizemos, foi até a “Represa Paraibuna”, tem 760 km de perímetro. O local que visitamos possuía marina com barcos de vários portes, também uma plataforma móvel utilizada para os banhistas mergulharem. Com o calor que fazia, o Rike e o Nando resolveram se refrescar. Primeiramente entraram pela prainha e nadaram até a plataforma. Apesar de observamos o tempo todo, ficamos um pouco preocupados com a correnteza, mas logo notaram que estavam sendo desviados da rota original e logo retornaram a direção correta. Depois de pularem algumas vezes, retornaram a margem, realizando mais alguns pulos da pedra. Com o final de tarde, o sol foi indo embora e o vento frio começou a se fazer presente. Após os garotos trocarem de roupa, decidimos retornar ao centro da cidade para aguardar a festa.

Descrição da imagem: Rike e Nando, no centro do círculo amarelo, nadando em direção a Plataforma