2o DIA DE VIAGEM - 1o DIA DE PASSEIOS EM MANAUS

2o DIA DE VIAGEM 

1o DIA DE PASSEIOS EM MANAUS

Conforme planejado, levantei cedo, tomei o café da manhã no hotel e próximo das 09h00 iniciei meu dia de caminhada pelo Centro Histórico de Manaus.

Saí do Hotel em que estava hospedada e apesar de ter programado ir de ônibus, consegui uma gentil carona de um conhecido do meu marido, que me deixou no Paço da Liberdade.

MUSEU PAÇO DA LIBERDADE

Endereço: R. Gabriel Salgado – Centro. (Praça Dom Pedro II, s/n) 
Horário de Funcionamento: De  segunda a sexta - 8h as17h.
Entrada gratuita 
Telefone: (92) 3622-4991


O Paço da Liberdade também é conhecido como Paço Municipal. 

Em 1874 foi iniciou a sua construção e em 1879, o prédio abrigou o Governo Provincial e, em seguida, com a Proclamação da República, passou a sediar a administração do Governo Republicano. e em 1917, o Governo Municipal instala-se no local. 

A fachada da construção é um dos primeiros exemplos da arquitetura neoclássica em Manaus. A parte central é composta por um pórtico com duas colunas e duas pilastras em estilo toscano, onde vê-se o escudo da municipalidade de Manaus. O edifício reúne aspectos primordiais da história local e inclusive levou-o a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local também abriga o Museu da Cidade.


Decidi entrar para conhecer o seu interior e tive a sorte de na mesma hora estar iniciando uma visita guiada pelo local.

Iniciamos com uma passagem pela sala onde estava exposta a coleção Thiago de Melo, doada pelo poeta amazonense (quando fez 90 anos), reúne 30 obras do seu acervo pessoal. São peças concebidas por artistas do Brasil, América Latina e Europa durante o período em que boa parte dos países latino-americanos estava sob o comando de regimes militares. As obras são assinadas por nomes como Roger Bru (Chile), Rubens Gershmam (Rio de Janeiro), Manduka (Amazonas) e Joan Miró (Catalunha).




A próxima sala que visitamos, é reservado aos artistas plásticos amazonenses, que ganham espaço na Pedra Fundamental da Pinacoteca Municipal, que reúne obras de conhecidos nomes, como Sérgio Cardoso e Cristóvão Coutinho, e novos talentos, como Sávio Stoco e Nelson Falcão.

Interessante o quadro com "O Mapinguari", uma espécie de Ciclope Gigante hermafrodita, mas muito querido pelas crianças indígenas.


Interessante também observar que os arcos do terraço viram molduras para a escultura exposta no jardim.



Gostei muito da Exposição do homem vitruviano do Coletivo Paxiúba, que é um convite a harmonizar o desenho de Leonardo Da Vinci com a natureza (água, fogo e ar).



O terraço do Museu Paço da Liberdade nos possibilita uma vista de 360 graus da cidade de Manaus. 








Visitar o Paço da Liberdade é também uma oportunidade de viajar no tempo. O trabalho de restauração do prédio manteve boa parte das características originais do local, que hoje conta inclusive com um laboratório de arqueologia.

Pintura original da parede interna do Paço da Liberdade, preservada como modelo.

Pintura reproduzida da original, na parede interna do paço da Liberdade


A exposição de arqueologia in situ, em uma das salas do Paço, mostra três urnas funerárias da fase cerâmica paredão (por volta de 900 a.C a 1000 d.C), e apresenta também a estrutura do subsolo do prédio e antigo encanamento cerâmico, resultado de escavações realizadas em 2007. Com essa exposição no chão sobre vidros, o patrimônio arqueológico do Paço representa o período pré-colonial e também a história de ocupação do prédio, o que emana uma característica arquitetônica e arqueológica que representa a historicidade do Centro de Manaus.

Entrada da sala reservada a arquiologia e exposição das escavações realizadas




(POSTAGEM AINDA EM CONSTRUÇÃO
- ultima atualização em 11/05/2015))


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...