ESTRADA REAL Trecho Cunha

ESTRADA REAL – Caminho Velho – Trecho Cunha (Paraty)

Como já declaramos em outras postagens, adoramos percorrer a Estrada Real, por seus trechos de lindas paisagens, a cultura e as pessoas que existem as margens deste caminho.


Continuando a viagem na Estrada Real – Caminho Velho, que nesta ocasião iniciamos entre a cidade de Guaratinguetá (EM BREVE trecho Guaratinguetá – Cunha no blog.) e Cunha.


Descrição Imagem: Mapa da Estrada Real - Caminho Velho




Este trecho da Estrada Real - Caminho Velho que abrange a região de Cunha possui cerca de 49 km de estrada.


Descrição de Imagem: Mapa rodoviário da Estrada Real - Caminho Velho - Região de Cunha


O exercício de planilhar os marcos da Estrada Real, um a um, tornou-se um jogo de viagem muito gostoso, do tipo “caça ao tesouro”, pois temos que nos manter atentos na estrada e tudo que nos rodeia o tempo todo, para não perdemos nenhum detalhe.


No trecho da região de Cunha encontramos o 1º marco localizado à 22 km de Guaratinguetá e a 25 km de Cunha, no Estado de São Paulo, mas no outro lado da pista, ou seja, na pista de sentido Cunha/Guaratinguetá, , onde informa:

Descrição de Imagem: informação da placa do marco - “O antigo povoado do Facão passou a vila em 1785, com o nome de Nossa Senhora de Cunha e em 1858n é elevada a cidade”

Descrição de Imagem: Roberta no 1º Marco encontrado no trecho da Estrada Real de Cunha

Faltando 24 km para Cunha, encontramos o 2º marco do trecho, mas desta vez no sentido que estávamos Guaratinguetá/Cunha e informava:

Descrição de Imagem: informação da placa do marco - “Em 1650, Domingos Velho Cabral, morador de Guaratinguetá, declarou ter aberto caminho desta vila para o mar, estabelecendo ligação do Facão diretamente com Guaratinguetá”.

Descrição de Imagem: Valter no 2º Marco encontrado no trecho da Estrada Real de Cunha




Uns 3 Km mais para frente, descobrimos o 3º marco do trecho, que continha a seguinte informação:


Descrição de Imagem: "A Estância Climática de Cunha, tem suas origens por volta de 1695. Conhecida como "Boca do Sertão", tornou-se parada obrigatória para descanso e reabastecimento das tropas."

Descrição de Imagem: Beta no 3º Marco da Estrada Real Caminho Velho - trecho Cunha


Verificamos que os marcos não seguem uma ordem de distâncias entre si, uma vez que fomos descobrindo que sua localização pode depender de locais onde existam pontos importantes na paisagem, como fatos ocorridos históricos. Também, por vezes, a distância registrada em suas placas, nem sempre seguem uma sequência.


Como exemplo, o 4º marco do trecho de Cunha, registra a distância de 25,05 km de Cunha, aumentando a distância registrada a quilômetros atrás.

Descrição de Imagem: informação da placa do 4º marco - “Desenvolveu-se por ser ponto de passagem para o Porto de Paraty, do Ouro de Minas Gerias e do café do Vale do Paraíba. T. Maia.” 

Descrição de Imagem: 4º Marco encontrado no trecho da Estrada Real do trecho de Cunha


Vale registrar que a estrada é melhor conservada no trecho da região de Guaratinguetá, pois o asfalto é novo. Mas notamos várias obras ocorrendo neste trecho de Cunha, indicando um futuro benefício a todos.


Descrição de Imagem: trecho da estrada na região de Cunha , em obras



Restando 18 km para a cidade de Cunha, registramos o 5º marco, nele continha a continuação sobre a informação fornecida na placa do 2º marco encontrado neste trecho:

Descrição de Imagem: informação da placa do 5º marco - “O caminho de Domingos Velho Cabral passava pelo território da Freguesia do Facão, vencida a Serra do Quebra Cangalha e atingia a Vila de Guaratinguetá.” 

Descrição de Imagem: 5º Marco encontrado no trecho da Estrada Real na região de Cunha

O 6º marco registrava 16,79 km de distância até Cunha.

Descrição de Imagem: informação da placa do 6º marco - “Ao transpor a Serra da Quebra Cangalha as tropas continuavam a seguir o caminho margeando ribeirões, contornando morros e pequenas colinas até ultrapassarem a bacia do Rio Paraitinga”. 



Descrição de Imagem: 6º Marco encontrado no trecho da Estrada Real do trecho de Cunha


Mais a frente, encontramos o 7º e o 8º marco sem nenhum vestígio de terem possuído as placas informativas.

Descrição de Imagem: 7º Marco encontrado no trecho da Estrada Real – Caminho Velho – Trecho de Cunha



Descrição de Imagem: 8º Marco encontrado no trecho da Estrada Real no trecho de Cunha


Durante toda a viagem, tivemos um tempo típico de verão: sol, mas com alguns momentos de chuva.


Descrição de Imagem: a chuva apontando no horizonte
Ao chegarmos em Cunha, entramos na cidade e demos uma percorrida rápida pelo centro e aproveitamos para rever um amigo de viagem que conhecemos no Deserto de Atacama, no Chile (ver passeio no Deserto no link:...).

Descrição de Imagem: Portal de Cunha


Descrição de Imagem: uma panorâmica da cidade de Cunha

Descrever legenda: Igreja em Cunha

Descrição de Imagem: Centro de Cunha

Após a cidade de Cunha, seguimos viagem rumo a divisa de estado São Paulo e Rio de Janeiro.

Descrição de Imagem: Beta, Valter e Nando dentro do carro


No caminho, a chuva veio chegando mais forte, nos fazendo repensar se desceríamos mesmo a Serra até Paraty, mas para nossa sorte, ela passou por nós e foi embora, deixando apenas em alguns trechos uma garoa fina.


O 9º marco da estrada da região de Cunha, estava parcialmente enterrado na lama devido a um desabamento de terra do barranco próximo ao local.

Por este motivo, ficou difícil registrarmos imagem da placa, mas a informação era a seguinte:
"Arte feita do barro. Equilíbrio e alquimia se fundem na cerâmica artística de alta temperatura que encante o visitante. Técnica japonesa Noborigama. Abertura de fornos com datas móveis nos ateliês da cidade." 

Descrição de Imagem: 9º marco parcialmente enterrado na lama

O 10º marco entrado, fica a uma distância de aproximadamente 26 km após a cidade de Cunha (sentido Paraty).

Descrição de Imagem: informação da placa do 10º marco: "O Parque Estadual da Serra do Mar é o habitat natural da capivara,  anta, paca, onça, quati,  jaguatirica, sagui, bugio, gaviões e papagaios, jacutinga, entre outros." 

Descrição de Imagem: 10º marco da Estrada Real - trecho da região de Cunha



O 11º marco, se encontra a cerca de 28 km passado de Cunha (rumo Paraty) e está localizado próximo a um sitio muito bonito, cheio de hortênsias.


Descrição de Imagem: informação da placa do 11º marco: "Trilha dos Guaianás", Por este caminho os viajantes oriundos do Rio de Janeiro subiam a Serra de Paraty, passavam por um pouso denominado Facão e depois por Guaratinguetá, indo para as minas ou Sertão dos Cataguás." 






Descrição de Imagem: Beta ao lado do 11º marco da Estrada Real no trecho da região de Cunha


 O 12º marco é de dar pena, pois apesar de estar localizado próximo a uma bela cachoeira, ele encontra-se depredado e pichado.


Descrição de Imagem: 12º marco depredado e pichado


Descrição de Imagem: Cachoeira próxima do 12º marco


Encontramos o 13º marco que também encontra-se depredado, sem a seta de marcação da localização e placa é exatamente igual a do 11º marco, até mesmo a distância que está localizado tanto da cidade de Cunha, como a de Paraty. É por estas evidências, que orientamos que as informações contidas nos marcos não são 100% exatas.

 
Descrição de Imagem: informação da placa do 13º marco é a mesma do  11º marco,



Descrição de Imagem: Valter ao lado do 13º marco


O 13º marco é o último encontrado por nós dentro da região de Cunha.


Localizado na divisa de estado de São Paulo e Rio de Janeiro, existe um sítio com uma entrada cheia de hortênsias. Muito lindo!


Descrição de Imagem: entrada do sítio na divisa de estado SP/RJ


Chegamos ao limite de estado SP/RJ, da Estrada Real - Caminho Velho - Trecho Cunha/Paraty. 
Descrição de Imagem: Beta na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, localizado na Estrada Real - Caminho Velho - Cunha/Paraty



Aqui termina o trecho de Cunha e inicia o de Paraty, que adiantamos, se trata de uma grande aventura e poderão vivenciar conosco na postagem Estrada Real - Trecho Paraty  






Um comentário:

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...