ESTRADA REAL – CAMINHO VELHO
INTRODUÇÃO
O caminho velho da Estrada Real soma cerca de 630 km do mar (Paraty) às minas (Ouro Preto), passando pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Descrição de Imagem: Mapa da Estrada Real - Caminho velho |
Parte de Paraty corta o norte de São Paulo passando pelas cidades de Cunha, Guaratinguetá e Cruzeiro. Em Minas Gerais, a estrada continua por Passa Quatro, Itamonte e Baependi, Caxambu, São Lourenço e Cambuquira, São Tomé das Letras, Três Corações, São João Del Rei, Congonhas e Tiradentes, para depois completar o Caminho Velho indo até Ouro Branco e Ouro Preto.
Com muitas histórias para contar, o Caminho Velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa com a intenção de fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre o litoral fluminense e a região mineradora por volta do século XVII, muitas delas já eram utilizadas pelos índios e foram aproveitadas pelos bandeirantes, que buscavam riquezas em Minas Gerais.
O caminho foi usado por imperadores, soldados, mercadores, músicos, aventureiros e intelectuais, que além de produtos, carregavam ideais, como o de se transformar o Brasil em uma república independente.
Mais de trezentos anos depois dessa história, as 38 cidades que compõem o eixo principal do Caminho Velho resgatam para o turista a possibilidade de viver boas experiências.
São localidades que aliam a cultura típica de Minas Gerais, um combinado entre as raízes indígenas, africanas e européias.
Essa riqueza é responsável por atrativos como a arquitetura única de Ouro Preto, a gastronomia reconhecida internacionalmente de Tiradentes, as grandes estâncias hidrominerais do Circuito das Águas e a cultura latente de Paraty. Muito mais que destinos enquadrados em estilos de turismo, o Caminho Velho conta com uma mistura que encanta os viajantes. Da rota de charme à aventureira, há atrativos e caminhos para todos os gostos.
De uma ponta a outra, o turista pode conhecer praias, montanhas, rios, cachoeiras, cidades históricas, parques ecológicos e atrativos culturais e gastronômicos.
Adoramos esta Estrada Real e aos poucos procuramos conhece-la, sendo assim, iremos compartilhar estes momentos, sempre muito bons.
Sejam bem vindos em mais esta viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário