ESTRADA REAL - TRECHO PARATY

ESTRADA REAL – CAMINHO VELHO

Trecho: Paraty 



Se você é um “seguidor” das aventuras da FAMILIA MORETTI PADULLA, já deve saber que adoramos percorrer trechos da Estrada Real.


Nesta postagem compartilharemos nossos momentos no Caminho Velho – Trecho Paraty

Descrição de Imagem: Mapa da Estrada Real - Caminho Velho - Trecho Paraty
INTRODUÇÃO


Este trecho da Estrada Real da região de Paraty (RJ) possui cerca de 21 km, sendo 10km de trechos de terra e o restante de asfalto. Também possui partes de terreno sinuoso que estão dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

No caminho até Paraty há várias cachoeiras, mirantes e muita mata nativa.


OBS: Antes de utilizá-la, orientamos que verifique as condições, pois a ocorrência de trechos interditados é comum, devido a chuvas intensas.

O trajeto é um mergulho no passado, na natureza e aventura.


(parte 1)

Em outubro de 2009, resolvemos comemorar o aniversário da Roberta com uma viagem cujo objetivo principal era o lugarejo de TRINDADE, que pertence a cidade de Paraty.

No retorno para casa, optamos por desbravar um trecho da Estrada Real, que não conhecíamos, Paraty - Cunha.

Descrição de Imagem: Placa de direcionamento da Estrada Real

Nossa primeira parada, numa distância de aproximadamente 8km do trevo de Paraty, foi no local onde existe um totem e um marco da Estrada Real.

Descrição de Imagem: Valter no totem da Estrada real - Trecho Paraty - RJ

Descrição de Imagem: Beta no marco da Estrada Real - Trecho Paraty

Exatamente neste ponto, existe ao alto a Igreja da Penha e a entrada de acesso a queda d’água conhecida como Cachoeira do Tobogã, pois uma pedra grande e escorregadia é usada como escorregador, caindo num pequeno poço. Soubemos que a cerca de 10 metros acima de onde inicia o escorrega, há uma queda d’água onde se pode ficar por trás da cortina de água, numa pequena gruta e uns 100 metros mais acima, existe uma grande piscina natural com águas transparentes e cercada de vegetação nativa, mas não chegamos a ir até lá, pois como havia chovido muito durante a noite, o terreno de acesso estava cheio de lama e muito escorregadio. 

Descrição de Imagem: Igreja da Penha - Paraty

Descrição de Imagem: Cachoeira do Tobogã


Descrição de Imagem: Beta na trilha para a cachoeira do Tobogã

Neste mesmo trecho da estrada, só que do outro lado da pista, o mesmo rio forma mais algumas pequenas piscinas conhecidas como Poços do Penha, contam que elas estão a aproximadamente 400 metros da estrada e que inicia junto ao ponto de ônibus. Ao encontrar a ponte de cimento sobre o rio, suba o leito ou a trilha paralela ao rio para chegar às piscinas mais bonitas. Este local também não conhecemos, pois a trilha barrenta e a garoa fina nos fizeram desistir.

Descrição de Imagem: Vista do outro lado da Estrada


No alto da Serra, paramos num ateliê na beira da estrada, de onde a vista para Paraty é algo deslumbrante! Vale a pena a parada.

Descrição de Imagem: Valter e Roberta e a cidade de Paraty ao fundo

Descrição de Imagem: Beta e Valter no ateliê existente no alto da Serra, no trecho da Estrada Real (Paraty) 

As fortes chuvas do fim de 2008 e do início de 2009 causaram muitos estragos, como quedas de barreiras e grandes buracos, sem contar com pedras e árvores que deslizaram sobre a estrada, não nos permitindo o acesso ao estado de São Paulo e consequentemente a cidade de Cunha, nos obrigando a retornar todo o caminho até Paraty e seguir pela BR-101, no trecho conhecido como Rio-Santos.

Pensamos em qualquer dia desses, retomar esta rota, de onde paramos, apesar de já acessarmos Cunha pelo lado do Vale do Paraíba.

Sendo assim, aguardem a continuação desta postagem.


(PARTE 2)


Em janeiro de 2011, estávamos em casa, quando Valter propôs em tentarmos refazer o trecho da Estrada Real de Paraty, mas desta vez passando pelo trecho Região de Cunha.


O trecho de Paraty tem início na divisa de estado SP/RJ e segue até a cidade de Paraty.


Descrição de Imagem:  Mapa rodoviário da Estrada Real - Caminho Velho - Região de Paraty



Quando paramos para capturar umas imagens da placa da divisa de estado SP/RJ, do marco da área e demais curiosidades, avistamos dois senhores que estavam parados conversando na beira da estrada e perguntamos-lhes como estava a situação do caminho para Paraty. Eles nos informaram que apesar de terem realizado o trajeto a poucos instantes, não nos aconselhavam a seguir, olhando para o nosso carro. Um deles até brincou: - “Se o senhor quiser ir, pode até conseguir, mas corre o risco de chegar sem a frente ou o fundo do carro, pois os buracos e as pedras do caminho são muitos”.

Descrição de Imagem: Beta ao lado da placa da divisa de estado SP/RJ, na Estrada Real
Olhamos um para a cara do outro, pensamos, conversamos e decidimos tentar, na condição se tiver muito ruim, retornamos.


Este local está localizado a 32km de Cunha e a 21km de Paraty e foi exatamente neste terreno que identificamos nosso 1º marco deste trecho da Estrada Real, que trazia a seguinte informação: “Estados do Rio de Janeiro (Paraty) e de São Paulo (Cunha). Limite do Parque Nacional da Serra da Bocaina”.

Descrição de Imagem: 1º marco do trecho Paraty e as placas indicativas de rua interditada


Passado a divisa de SP para o estado do Rio de Janeiro, acaba o asfalto e inicia o trecho de terra, que a cada quilometro percorrido piora a qualidade para o trafego. É uma pena que os governantes de nosso país não tenham uma política pública de valorização e manutenção de nossa história.



(POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO)


Um comentário:

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...