ESTRADA REAL


ESTRADA REAL


A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.



Descrição de Imagem: Mapa da Estrada Real


A Estrada Real se divide em 3 partes: 

- Caminho Velho que liga Parati a Ouro Preto, 
- Caminho Novo que liga o Rio de Janeiro a Ouro Preto;
- Rota dos Diamantes que liga Ouro Preto a Diamantina. 



No total a estrada se estende por 1.200 km e passa por inúmeras vilas, povoados e cidades. Para falar mais exatamente são 177 municípios, sendo:

- 162 em Minas Gerais;
- 08 no Rio de Janeiro;
- 07 em São Paulo.


2. Marcações da Estrada Real

Sinalização de estradas: Numa parceria entre o Instituto Estrada Real, o Ministério do Turismo e o Governo do Estado de Minas Gerais, foi implantada a sinalização das rodovias que ligam os municípios da Estrada Real.



Descrição de Imagem: Placa de marcação da Região da Estrada Real existente na beira da estrada



Marco: De acordo com a pesquisa realizada, foram identificados trechos que pertenceram a Estrada Real e neles colocados marcos de concreto de identificação, com o objetivo de orientar os turistas.



Descrição de Imagem: Beta num dos marcos da Estrada Real



OBS1. Como interpretar o marco: são instalados, na sua maioria, próximos a bifurcações e sua função é orientar ao turista sobre qual caminho seguir:
- Se a bifurcação for à esquerda e a orientação for para manter-se na estrada principal, o marco estará do lado direito e vice versa.
Foto exemplo
- Se houver a necessidade de entrar em uma bifurcação à direita ou à esquerda, o marco estará na entrada da mesma.
Foto exemplo
- Se existir dupla bifurcação, à esquerda e à direita, haverá duas possibilidades, um marco de cada lado ou o trecho não terá marco, o que indicará que o turista deverá manter-se na via principal.
-marcos também instalados em trechos retos, sem bifurcações, e próximos a atrativos turísticos ou com alguma referencia histórica. 



Descrição de Imagem: Como interpretar o marco



Displays: instalados dentro do perímetro urbano dos municípios, os displays de sinalização da Estrada Real são painéis de 2,6x1,2m. Numa das faces é afixado um mapa com atrativos do local e informações úteis para o turista. Os displays tem o objetivo oferecer informações sobre o município, mapas rodoviários que cortam o local, das ruas da cidade e da Estrada Real, além de histórico do município, estatísticas e dados técnicos.





Descrição de Imagem: Display da Estrada Real



Totens: são marcos trifaciais, com mais de 5 metros de altura, são instalados na divisa de zona rural com o perímetro urbano. Sua função é informar ao turista que esta cidade pertence a Região da Estrada Real.



Descrição de Imagem: totem da Estrada Real



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