SÃO MIGUEL DO GOSTOSO - RN

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO - RN


"Aqui se faz Gostoso", anuncia a placa de boas-vindas na RN-221, estradinha de asfalto rodeada de coqueirais e belas lagoas de água doce, logo na entrada da cidade. Conhecido como a "esquina do continente", São Miguel do Gostoso faz parte do Pólo Costa das Dunas e está localizado exatamente na ponta oeste do continente sul-americano: “onde o vento faz a curva”. 
Os moradores locais e os da redondeza passaram a se referir à vila simplesmente por Gostoso, para diferenciá-la de outros povoados que também adotavam o mesmo São Miguel. 
Quem é natural ou habitante de São Miguel do Gostoso é chamado de gostosense, mas há quem prefira suprimir parte da grafia para gostoso ou gostosa. Há gostosenses "naturalizados" oriundos de São Paulo, Ribeirão Preto, Paris, Genebra, Milão e até de Argel, capital da Argélia. Mas essa mistura não sufocou o clima de tranqüilidade, para deleite dos moradores e turistas nacionais e estrangeiros que buscam sossego em suas praias paradisíacas. 

Descrição da Imagem: Placa na entrada da cidade

Antigamente o único meio de acesso era através de cavalos, mas a partir de 1960 no governo de Dinarte Marins, foi aberta uma estrada ligando Gostoso a Natal. Com isso as moradias tornaram-se melhores e o acesso de veículos tornou-se possível aumentando assim o fluxo de turistas para o local. O Terminal Turístico do Gostoso, localizado na praia da Xêpa, é uma das peculiaridades do local. Ele é uma opção de lazer tanto para turistas quanto para a comunidade local. 


INFORMAÇÕES GERAIS:
345,9 km² (equivalente a 0,65% da superfície estadual)
Período Chuvoso:Março a Junho

Temperatura Média Anual: 26,5° C

População: Aproximadamente 10.000 habitantes

Economia: Agricultura, Comércio e Pesca
Energia: 220v.



De Natal até São Miguel do Gostoso o percurso de carro é de 102 km (cerca de 1h30 de viagem), pela BR 101 norte e quase no 0Km dessa rodovia, pegue a saída a esquerda, entrando na RN 221. Após uns 17km você chegará em São Miguel do Gostoso.
Descrição da Imagem: Mapa Rodoviário de Natal até São Miguel do Gostoso

O povoado de Gostoso foi fundado em 29 de setembro de 1884, exatamente, no dia dedicado a São Miguel pelo missionário frei João do Amor Divino. 
Nesse dia, segundo informações de moradores mais antigos da localidade, o missionário fincou na praia hoje denominada Maceió, um cruzeiro com o objetivo de marcar a data. 

Diz a lenda que um senhor da região, Manoel Gostoso, abrigava os mascates que passavam pelo povoado. A hospedagem sempre gerava amizades e em meio a essa integração, o dono da casa, dotado de um humor inigualável, contava histórias pitorescas. Dono de uma risada gostosa, o referido senhor começou a ser conhecido como Seu Gostoso. Assim, os viajantes começaram a se referir àquele local como Gostoso e o nome começou a ser utilizado pelos moradores do povoado. Segundo uma antiga moradora, no dia 29 Setembro 1899, o Sr. Miguel Félix Martins, primeiro morador do Gostoso, por força de uma promessa feita a São Miguel inaugurou uma igreja e colocou na mesma a imagem de São Miguel.  A partir daí, o santo foi aclamado como padroeiro do Gostoso. Até esta data, o nome do povoado e vila de pescadores era simplesmente Gostoso. Com a inauguração da igreja e tendo São Miguel como padroeiro, a população, sem medo de pecar, juntou São Miguel à Gostoso, surgindo então o nome que permanece até hoje.

Pela Lei nº 6.452, de 16 de julho de 1993, São Miguel do Gostoso conquistou sua emancipação política desmembrado de Touros e elevado a condição de município do Rio Grande do Norte com o nome de São Miguel de Touros.
Por força de plebiscito, o município voltou a denominação de São Miguel do Gostoso. 
Gentílico: são micaelense do gostoso 


Descrição da Imagem: Beta na entrada da cidade de São Miguel do Gostoso


Descrição da Imagem: Beta de" pés pra cima", curtindo a deliciosa praia
Seu potencial turístico é imenso. São várias as praias com características bastante selvagens. Uma outra peculiaridade de Gostoso, que já vem sendo explorado há alguns anos por velejadores locais, nacionais e até mesmo internacionais, é a prática do Windsurf . O local é considerado como um dos melhores da América Latina, e até mesmo do mundo, e tem atraido um número cada vez mais crescente de esportistas. O turismo em São Miguel do Gostoso ainda é bastante incipiente.

Descrição da Imagem: Beta na praia de São Miguel do Gostoso



Descrição da Imagem: Valter relaxando no barzinho em São Miguel do Gostoso

Descrição da Imagem: Valter no Bar e Restaurante Caranguejo e Cia.


Descrição da Imagem: Beta degustando um delicioso camarão frito

Segue abaixo o cardápio de um dos locais que costumamos frequentar quando visitamos a cidade.
Vale lembrar que estes preços são relativos a 2012, mas que comparados com cardápios de outras praias do Rio Grande do Norte, no mesmo período, são os famosos bons e baratos.

Descrição das Imagens: cardápio do Bar e Restaurante Caranguejo e Cia em São Miguel do Gostoso (2012)





Um comentário:

  1. OLA. Gostamos muito das dicas. Somos gaúchos de Porto Alegre e, estamos indo para NATAL no mês de junho. Abraços. MARCELO E GISELE

    ResponderExcluir

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...