CERRO DE SANTA LUCIA - SANTIAGO

4º dia de viagem – SANTIAGO continuação... 

Após a visita ao Colo – Colo, retornamos de metro até a estação SANTA LUCIA, pois nossa próxima programação seria a visita ao CERRO SANTA LUCIA.

VÍDEO DE NOSSA VISITA AO CERRO DE SANTA LUCIA


Clique na imagem acima para assistir ao vídeo

B) CERRO SANTA LUCIA

Saímos da estação subterrânea do metro e já demos de cara com o Cerro, que foi logo reconhecido visualmente, pelas fotos que já havíamos visto pela net. Mas percebemo que estávamos do outro lado da Av. Bernardo O’Higgins, e por se tratar de uma parte daquela avenida de dificil travessia, pelo transito intenso, decidimos retornar ao subterraneo da estação de metro e pegarmos a outra saida, já na praça ao lado do Cerro Santa Lucia.


Um parque localizado no centro de Santiago e que possui grande importância na historia de fundação desta cidade.

Conta a história que Pedro de Valdívia, ao chegar nesta região, encontrou e tomou o então “Huelén” , como era chamado pelo povo aborígene que habitava o local, que em mapudungún significa "dor, melancolia ou tristeza", e o renomeou de Cerro Santa Lucia, em 1540. Por se tratar de um local que possui um dos pontos mais altos e com isso muito estratégico, de onde podia se avistar todo o vale do Rio Mapocho, onde construiu um forte, com mirante. E em 1541, ocorre neste local a cerimônia de fundação de Santiago de Nueva Extremedura, hoje apenas Santiago.

Também possui registro histórico interessante a cerca de Vicuña Mackenna, que foi intendente de Santiago no governo de Federico Errázuriz Zañartu e foi o responsável pela obra de embelezamento do Cerro Santa Lucia, transformando-o em ponto turístico. Ele está sepultado no alto do Cerro Santa Lucia.


Descrição da Imagem: imagem antiga do Cerro Santa Lucia, antes do trabalho de  Vicuña, em 1870



Descrição de Imagem: imagem do Cerro SAnta Lucia, em 1875, durante a obra de Vicuña
Logo na entrada, já nos deparamos com uma linda fonte, ladeada pela direita uma estátua de uma menina e a esquerda um menino. Na frente deste ocal, encontramos um funcinário que nos solicitou para assinarmos o livro de registros. Feito isso, verificamos escadas em ambos os lados e este momento iniciamos nossa subida, por cerca de 70 metros e a cada lance, nos revelava um espaço, com jardins maravilhosos, alguns com fontes, outros como praças, lindas esculturas, deslumbrantes arquiteturas em meio a muito verde. Em um dos platô, nos deparamos com vestígios do Castillo Hidalgo (1820), uma construção sobreposta que outrora foi o segundo forte espanhol durante a reconquista da cidade.


Descrição de Imagem: Portal do Castillo Hidalgo (1820)


Ao chegarmos ao mirante, o cansaço dá lugar a um deslumbramento diante da vista panorâmica de 360º da Região do Rio Mapocho, como descrito nos registros históricos.




Descrição de Imagem: primiero jardim, localizado na entrada do Cerro Santa Lucia

Descrição de Imagem: Beta e Valter, em uma das praças localizada no caminho de subida ao Cerro Santa Lucia, ao fundo as Cordilheiras dos Andes








Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...