LAGOA CHAXA E RESERVA NACIONAL DOS FLAMINGOS - DESERTO DE ATACAMA

6º dia de viagem – San Pedro de Atacama. 

Descansados das 24h de viagem, depois de uma noite de sono numa cama, acordamos por volta das 7h00, tomamos café da manhã e nos preparamos para nosso primeiro passeio pelo Deserto de Atacama.

Este deserto é o mais árido do mundo e localiza-se a mais de 2.600 metros acima do nível do mar, na região norte do Chile, com cerca de 200 km de extensão.

O dia estava muito bonito, o céu de um azul maravilhoso, mas fazia muito frio, pela manhã a temperatura marcava -3, segundo o termômetro do nosso Hostal.
Descrição de Imagem: nosso café da manhã, com suco, chá, pão, manteiga e geléia


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Preço do passeio: PCL 20.000 por pessoa (locais: Salar de Atacama, reserva Nacional dos Flamingos, Lagoa Chaxa, Povoado de Socaire, Lagunas Altiplanicas e Povoado de Toconao, com almoço incluso) Enquanto aguardávamos a van do tour, Valter foi comprar pão, queijo, suco e água, pois não sabíamos o que nos aguardava pela frente e nosso passeio estava programado para o dia todo.


Horário do passeio: das 08h00 às 17h00


Agência: Pesquisamos e do Brasil mesmo fizemos contato com MAXIM EXPERIENCE, que nos passou todas as opções de passeios e os respectivos preços via e-mail, com Saturnino. E recomendamos, pois todos os passeios que realizamos, fomos com o guia JAIME LASCANO, um excelente profissional que deu um show de explicações tanto de caráter histórico, como de conhecimentos gerais.


Recomendamos: Água, uma bolacha para o caminhoe, agasalho de frio, roupa confortável, calçado confortável e propicio a solos rústicos(pedras, sal, poeira), gorro, luvas, óculos de sol (mas cuidado com o fator UV, melhor pelo menos 350 a 400, verifique numa ótica antes de viajar), protetor solar, hidratante e protetor labial (pois apesar do sol, o vento é forte e muito frio), lenço para cortar a poeira que vem com o vento (de preferencia deixo-o levemente umedecido, pois a umidade do ar é muito baixa) e um equipamento para registrar o passeio (maquina fotográfica e/ou filmadora).




Esforço físico: Dificuldade pela alta altitude e cuidado para pessoas com pressão alta.








Descrição de Imagem: Nando parecendo um "bandoleiro" de filme mexicano, mas a temperatura estava abaixo de zero e aguardando nossa van de tour



A van do tour foi pontual (8h00) e já estava com os demais companheiros de passeio: argentinos, chilenos, americanos e brasileiros, ao todo éramos em 14 pessoas, contando o nosso guia Jaime.

A bordo, iniciamos nosso tour e o primeiro local que nos foi apresentado, apesar de ser de dentro da van mesmo e sem chegar a parar para melhores fotos, foi o Projeto Alma.


1. PROJETO ALMA: Diminuímos a velocidade da van para que Jaime pudesse contar sobre este projeto, que possui observatórios e seus radiotelescópios são os maiores do planeta, cada um mede 12 metros de diâmetro. O Projeto Alma está situado a 5 mil metro de altura, nas montanhas. Os laboratórios científicos ficam mais abaixo (na foto), e as informações captadas pelos equipamentos que estão a 5 e 3 mil metros de altura, são enviados por fibra óptica. Por que os laboratórios não estão também a 5 mil metros de altura? Porque os cientistas que lá trabalham não estão acostumados a esta altura. São cerca de 64 radiotelescópios instalados. Eles estão buscando no céu e no universo, a formação dos sistemas solares, planetas, galáxias e também saber se há vida em outros planetas. Primeira vez na história que 16 países se juntam num projeto com esta finalidade, como exemplo: Estados Unidos, Japão, Alemanha e vários outros. E recentemente foi noticiado a todo povo chileno mais um projeto e com ele será construído mais um telescópio, que será maior dos já existentes. Para o Chile isso é muito importante, porque entram para a história como o “país mais astronômico e astrológico do mundo”, por possuir céu limpo 324 dias no ano, pois a média de umidade do ar aqui no Deserto de Atacama é de 8%, portanto este lugar se torna ideal para a instalação destes rádiostelescópios. Chove apenas de 3 a 4 mm por ano. O Governo chileno declarou este lugar como Reserva Científica.


Descrição de Imagem: ao longe o laboratório do PROJETO ALMA

Após mais alguns quilômetros percorridos, fomos chamados a atenção para uma faixa de árvores em meio ao Deserto, estávamos vendo o resultado do extinto PROJETO TAMBILLO.


2. PROJETO TAMBILLO: Jaime diminui a velocidade da van para nos mostrar e explicar que este lugar se chama Tambillo, e possuem árvores que se chamam tamarugo, originais da cidade de Iquique e Arica dos pampas de Tamurago, de onde vem o nome. Este projeto nasceu nos anos 60, com estudantes universitários chilenos, com o objetivo de plantar árvores no Salar do Deserto de Atacama. A idéia foi muito boa. Experimentaram com diferentes tipos de árvores e somente o tamarugo deu certo, porque a raiz destas árvores são bastante largas (a raiz é até 6 vezes mais profunda que a altura da árvore) e com isso possuem uma capacidade grande de absorver as águas subterrâneas dos lençóis freáticos. Mas se percebemos que aos poucos, as árvores que estão nesta zona vão caindo, vão morrendo, isso significa que a quantidade de sal no solo deste lugar é bastante alta e com a escassez de água de chuva é cada vez maior e a mudança climática no período Plioceno (é a última época do antigo período Terciário (atual Neogeno) da era Cenozóica, compreendido entre cerca de 5 e 2 milhões de anos atrás. Nele o clima e a vegetação eram muito similares aos atuais) ao Holoceno (é a época do período Quaternário da era Cenozóica, que se iniciou há cerca de 11.500 anos, com o fim da última era glacial principal, ou Idade do Gelo e se estende até o presente). Descobriu-se que estas árvores, nesta faixa especificamente, só sobreviveram até agora, porque existe um rio subterrâneo que se dirige ao Salar de Atacama, como exemplo, na Laguna Chaxa, ou seja, ela emerge em alguns pontos no Salar de Atacama. Ao cruzar esta faixa, notamos que muitas árvores estão caindo, pela grande quantidade de sal que há neste solo.
Descrição de Imagem: PROJETO TAMBILLO - As árvores de tamarugo morrendo pela grande concentração de sal no solo do Deserto de Atacama, visto de dentro da nossa van

Mais a frente, foi nos mostrado o VULCÃO LASCAR.

3. VULCÃO LASCAR: = língua de fogo. É um vulcão ativo. Em 1993, este vulcão teve uma das maiores erupções registradas no Chile, 36 horas de erupção e parte das cinzas e gases vulcânicas foram lançados até parte Argentina e sul do Brasil. Próximo ao Vulcão existe um povo chamado Talabre e na época da erupção o Governo chileno retirou o povo deli e o acomodou em outro lugar, mas as pessoas deste lugar são atacamenhos, de cultura atacamenha, são indígenas e desta forma, faz parte de sua cultura retornar ao seu local de nascimento e retornaram ao local de onde foram retirados e onde vivem até hoje. Por tanto, mais um Projeto do Governo que fracassa. Ainda em 1993, o Governo argentino manda uma carta de reclamação ao Governo chileno porque houve grande quantidade de cinzas vulcânicas em seu país.

Descrição de Imagem: Vulcão Lascar em erupção em 1993

Segundo registros mais recentes, o Lascar apresentou erupções nos anos de 1991, a 96, também em 2000, 2001 e em 2002 foram doze erupções, 2003 a 2006, quando ocorreu a ultima atividade vulcânica. Os estudiosos acreditam que Lascar está acumulando energia nestes últimos 4 anos para uma grande erupção. E neste momento, Jaime olhou para o Fernando, que era o único garoto do grupo e disse: "Achamos melhor fazermos um sacrifício de um garoto para o Deus vulcão" e todos riram muito.
Descrição de Imagem: Vulcão Lascar, em nossa visita



LAGOA CHAXA E RESERVA NACIONAL DOS FALMENGOS – SALAR DE ATACAMA


Chegamos à Reserva Nacional dos Flamengos, e nosso guia nos comunicou da lei de 2009 do Governo Chileno, que diz “é proibido fumar em Parques e reservas” e depois nos orientou a pagar a entrada do Parque para que possamos dar continuidade ao passeio.



O Governo chileno, juntamente com as comunidades atacamenhas, firmou um convenio para proteger estes lugares.



VÍDEO DE NOSSA VISITA A ESTE LOCAL

Clique na imagem acima para assistir ao vídeo


Estamos na Lagoa Chaxa, que tem suas águas provenientes das Cordilheiras dos Andes, que vem por vias subterrâneas, como nos foi explicado quando passamos pelo bosque do Projeto Tambillo e emerge formando as lagoas no Salar de Atacama.


Descrição de Imagem: Valter e ao fundo a Lagoa Chaxa


O Salar de Atacama é o 3º maior do mundo. O maior localiza-se na Bolívia com uma superfície de 12.500 km² e 8m de profundidade de sal. O segundo maior salar fica nos Estados Unidos com 4.400 km² e de 18 a 20 metros de sal. O Salar de Atacama possui 3.200 km² e 1.500 m de profundidade de sal, então se fizermos as contas, este salar possui mais sal que em todos os outros salares.


A Cordilheira dos Andes está localizado ao lado esquerdo do Salar de Atacama e a Cordilheira de Domeyko ao lado direito, permitem que o sal se acumule em grande quantidade neste local. Depois temos uma pequena fratura chamado de Cordilheira de La Sal, de origem vulcânica, que chamamos Vale de La Luna.


Descrição de Imagem: esquema da origem da formação do Salar de Atacama

O Salar de Atacama não é composto apenas de sal, mas também material piroclásto (é a designação dada em geologia aos fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar pela erupção de um vulcão), excreção vulcânica e outros minerais também, como Clorido de Potássio, Sulfato de Potássio, Ácido Bórico e o mais importante, Carbonato de Lítio. Este último é bastante usado nas baterias de celulares, para televisores, cerca de 40% da produção mundial de lítio é do Salar de Atacama, portanto este local é uma fonte de recursos futuros para o Chile e para o mundo.

Descrição de Imagem: quadro de sais existentes no Salar de Atacama

Após a explicação sobre a origem e composição do Salar de Atacama, nos dirigimos a uma saleta onde nos foi explicado as características da fauna existente no local:



1. Flamingo Andino: é o maior das 3 variedades existentes e existem em maior quantidade neste local. Sua estatura é grande, quando abre as asas para voar, as pontas de suas asas são negras e seus bicos também são negros.


2. Flamingo Chileno: estes são de estatura média e o que os caracterizam são as patas mais largas das 3 espécies e possuem um rudimentário dedo posterior nas patas.


3. Flamingo James: o menor das 3 espécies e só habitam locais acima de 4 mil metros de altitude e no inverno, quando as lagoas localizadas numa altitude maior se congelam, migram para aos Salares para se alimentarem.

Descrição de Imagem: Vôo de Flamingos

Existem também moluscos, algas e microalgas que vivem dentro do Salar, como as Artemias, um tipo de camarão resistente a alta concentração de sal e se alimentam basicamente de microalgas que eles possuem grande quantidade de betacaroteno. Os flamingos quando comem as Artemias, ingerem betacaroteno e este tipo de alimentação resulta na cor rosada destas aves.
Descrição de Imagem: Em destaque a quase invisível Artemia

Na caminhada para o local da Lagoa Chaxa, Jaime nos explica sobre o cuidado na ingestão de água do Salar, pois possui grande concentração de minerais e o mais importante, uma pequena quantidade de arsênico, o que poderá ocasionar um problema de saúde. Neste momento Valter começou a rir, pois logo pela manhã, nossa água havia acabado e ele encheu a garrafinha dele com água da torneira. Ainda bem que não chegou a beber...


Também nos foi explicado que somente nesta zona em que estávamos haviam 150 vulcões a nosso redor.


Descrição de Imagem: Nando e ao fundo a Lagoa Chaxa, alguns flamingos e vulcões

Ao contrário do que muitos esperam, o Salar de Atacama não é branco, mas um tom acinzentado, devido a explicação já nos dada anteriormente, de que nesta zona se acumulam material piroclásto, sais minerais, material vulcânico e por existir água por debaixo, quando o sol esquenta o solo e há a evaporação, a crosta de sal vai se solidificando e subindo e desta forma se forma o solo que conhecemos neste lugar.

Descrição de Imagem: crostas de solidificação no solo do Salar de Atacama

Apesar do sol, ainda fazia muito frio e a beira da Lagoa estava congelada.

Descrição da Imagem: Água congelada da Lagoa Chaxa
Ao final do passeio neste local, fui ao banheiro e fui orientada que ao terminar, fizesse o favor de jogar um pouco da água existente no balde ao lado do banheiro. Fiquei intrigada com isso, mas logo a funcionária me explicou que a água da descarga estava congelada ainda e desta forma não funciona.



Descrição de Imagem: Valter e Roberta no Salar de Atacama

POSTAGENS REFERENTES A ESSA VIAGEM AO DESERTO DE ATACAMA:

1.    VIAGEM DE ÔNIBUS AO DESERTO DE ATACAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...