POVO DE SOCAIRE – SALAR DE ATACAMA

6º dia de viagem – (Continuação..) San Pedro de Atacama. 



INFORMAÇÕES IMPORTANTES:



Preço do passeio: O passeio está incluído no mesmo pacote da Lagoa Chaxa e Reserva Nacional dos Flamingos que foi o valor de PCL 20.000 por pessoa, com almoço incluso, é continuação do mesmo passeio da postagem anterior)


Agência: MAXIM EXPERIENCE, que recomendamos pelo excelente guia JAIME LASCANO.

Após visita à Reserva Nacional dos Flamingos e na Lagoa Chaxa, retornamos a estrada e nossa próxima parada foi no POVOADO DE SOCAIRE



Descrever Imagem: Socaire

Descrição de Imagem: Igreja histórica de Socaire e suas terraças de cultivo
SOCAIRE = “quebrada de vento”.




VÍDEO DE NOSSA VISITA AO POVO DE SOCAIRE

Clique na imagem acima para assistir ao vídeo


Nosso guia Jaime nos explicou que de 3 a 4 mil anos atrás, viviam nesta zona cerca de 4 a 5 mil pessoas, de culturas indígenas e que praticavam a agricultura, os atacamenhos. 

Aqui, no norte do Chile, conhecemos a cultura atacamenha, que é a principal deste lugar. Os atacamenhos chegaram a este lugar por volta  de 12 mil anos atrás. Depois veio outra cultura, que chamamos de tiahuanaco provém da Bolívia e se mescla com a cultura atacamamenha.

Paramos num local que foi nos mostrado as "terraças de cultivo", que normalmente nos vem à memória são do povo Inca. Mas os Incas aqui no Chile só viveram cerca de 55 anos, pouco tempo em consideração a quantidade de terraça de cultivo que podemos perceber aqui.

Descrição de Imagem: Terraças de cultivo de Socaire
 
Jaime nos levou a uma viagem no tempo para entendermos como estas pessoas chegaram realmente a este lugar, o que achamos maravilhoso!
 
Este povo atacamenho migrou da Venezuela, Equador, Colombia, norte do Brasil, reservas entre Peru e Bolívia e estas pessoas passaram por detrás da Cordilheira dos Andes, chegaram a zona da Argentina, contornando a Cordilheira e não subindo, porque ela é um cordão montanhoso muito largo e estamos falando de uma época de período glacial, período este que agora não existe, que começou o glaciamento a cerca de 12 mil anos atrás e com a modificação de temperatura, que começa a cair, ocorrendo a migração natural, baixando das regiões altas até chegarem ao Salar de Atacama.
 
O Salar de Atacama não era um Salar era um imenso lago chamado “Atchcamar”, na língua rudimentar atacamenha, que significa “Pássaro de cor negra”, depois, com a chegada dos espanhóis, que tinham dificuldade em pronunciar esta palavra, acabou ficando “atacama”. Estas muitas pessoas viviam dentro desta laguna, em um Oasis, onde haviam muitas aves e grande quantidade de camelidios, guanacos, vicunhas, lhamas, que formaram a fauna desta zona, e estes animais conseguiam viver no clima desta época. Este é um resumo da história dos atacamenhos.
 
Um estudioso físico-matemático Melankovitch, em sua teoria dos ciclos, explica os períodos glaciários e os períodos interglaciários. Vivemos num período interglaciário. Disse também que a Terra não realiza seu trajeto em volta do sol de forma circular, mas elíptica. E que a Terra está inclinada em seu eixo e gira em seu eixo. Existindo 4 períodos em que a Terra se inclina mais 3 graus e acontece a era glacial: 1º período de 1.000 anos, 2º período de 41.000 anos, 3º período de 22.000 anos e 4º período entre 11 e 12.000 anos (Plioceno /holoceno) este é o período que estamos vivendo agora, significa que a Terra se inclinou 3 graus e quando gira em volta do sol e permanece mais perto, modifica-se o clima mais intensamente tanto para alta, quanto para baixa. Mas pelo Aquecimento Global mundial, causado por nós, estamos acelerando esta mudança climática e segundo Melankovitch, estamos nos aproximando da nova era de glaciamento.



Jaime nos explica também que estas pessoas, pela modificação climática que ocorreu na Terra, migraram abandonando as terraças de cultivo das regiões mais altas dos Andes, para as terras de Salar de Atacama.
 
Um fato importante, conhecemos o povo Inca como administrador, como um Império Romano, eles conquistavam um povo e somente tomava a administração do local, não interferiam nem no idioma e nem sequer na religião. O mesmo ocorria com os Incas.
 
A terraça de cultivo dos Incas eram realizadas por meio de inundação, já as terraças aqui existentes, os tiahuanaco utilizavam outro sistema, que se chama "ERA", este sistema se constituía de canais de irrigação pelo contorno da terraça. Colocavam as sementes na parte central da terraça e elas absorviam a água que passava ao lado e assim sobreviviviam e germinavam. Nesta região estamos a 3.200 metros do nível do mar a uma temperatura extrema, chegando abaixo de zero, isso significa que se utilizassem terraças inundadas, as plantas morreriam congeladas. Por este motivo utilizavam este sistema ERA, de irrigação pelo costal da terraça, permitindo que as sementes sobrevivessem a baixa temperatura e a água por sua vez, por estar em movimento, não se congelava. Esta mescla de cultura é a mais antiga de toda a América.

Descrição de Imagem: Sistema ERA de irrigação, com canaletas laterias das terraças de cultivo
 
O plantio era de milho, batata, quinoa, vegetais que sobrevivem a baixa temperatura. Uma planta quando sofre um stress de temperatura extrema absorve nutrientes rapidamente e com isso, acreditam que também produzem maior quantidade de açucares e por este motivo as frutas cultivadas no Salar de são muito doces.
 
A igreja foi construída na época dos espanhóis, que acreditavam que desta forma estariam abençoando a agricultura realizada naquela área.

Descrição da Imagem: Campanário de Socaire

Descrição de Imagem: Igreja de Socaire

Almoçamos aqui em Socaire mesmo, uma comida muito gostosa! Primeiramente Jaime nos perguntou quem era vegetariano,pois teríamos frango no prato principal. Como Valter não gosta muito de frango ensopado e não tinhamos informação de que forma ele seria preparado, ele optou pela versão vegetariana, que trocou o frango pela palta (abacate) e tomate.

Descrição de Imagem: Restaurante em Socaire, mais rústico impossível

Descrição de Imagem: Prato de entrada - caldo de legumes, quentinho e saboroso

Descrição de Imagem: prato principal vegetariano, arroz, quinoa, tomate e "palta" (= abacate)

Descrição de Imagem: Prato principal normal - arroz, quinoa e Pollo (= frango)
Descrição de Imagem: Valter e Nando satisfeitos depois de um almoço nutritivo desse



Com a chegada dos espanhóis em 1542, começam a conquista, juntamente com as construções das igrejas e também inicia o ensino da língua espanhola e da religião católica. Com isso também construíram várias escolas. O ensino era tão rígido, que alguns indígenas eram golpeados quando resistiam aos ensinamentos impostos pelos espanhóis.



Aqui temos as ruínas de uma dessas escolas.


Descrição de Imagem: Rupinas de uma escola do tempo da colonização espanhola, em Socaire



Com a chegada da religião católica, os espanhóis começam a batizar os indígenas dessa zona com nomes espanhóis: Pedro, Juan, Luiz.



Inicia-se nesta época o sincretismo espanhol/atacamenho, mas iremos abordar este assunto quando chegarmos no povoado de Toconao.


Retornamos a van e após rodarmos um pouco mais, Jaime estacionou para nos explicar sobre o sistema de controle da água, utilizado pelos atacamenhos.



Nos mostrou a esquerda da estrada umas rochas formando um zig-zag, significa que desta maneira controlavam a água, pois ela descia com bastante força e chocava-se em uma parede de pedra e após outra e desta forma ia perdendo a força e podiam controlar o fluxo de água para levá-la as terraças de plantio. Hoje utilizam o sistema que os Incas ensinaram, de comportas.

Descrição de Imagem: resto das paredes de rocha para conter a água, utilizado pelos atacamenhos a muitos anos atrás

Descrição da Imagem: a água era utilizada para irrigar as terraças de cultivo que vemos nesta foto

Retornamos a estrada e mais alguns quilômetros nos chama a atenção muitas terraças de cultivo abandonadas. Jaime nos pede para imaginar cerca de 4 mil pessoas, trabalhando nelas, crianças, jovens, adultos. Depois com os anos, com a chegada dos Incas, por volta de 1460, e tomaram toda esta zona e os produtos aqui cultivados: fruta, legumes, eram levados para a cidade de Cuzco, no Peru.
Descrição de Imagem: terraças de cultivo abandonadas

Descrição de Imagem: Terraças de cultivo abandonadas


Observamos que por todo o caminho existem pedras empilhadas, ficamos curiosos e perguntamos a nosso guia se haveria algum significado e eles nos explicou que isso se chama Marquita, que são pedras empilhadas pelo caminho, que segundo Jaime, servem para marcar as trilhas de determinadas pessoas.
 


Na estrada de subida para as Lagoas Altiplanicas, vimos formações rochosas diferentes e nosso guia nos explicou que elas se chamam Tobas vulcânicas. Na crosta terrestre, se abrem fissuras no solo e começam a sair lavas vulcânicas de seu interior. Esta lava ou toba, como chamamos, é muito frágil e branda e isso significa que não possui a temperatura ideal para se transformar numa rocha sólida. A mescla do material vulcânico com a sujeira da superfície produz uma rocha impura, formando muitos buracos, muitos orifícios como um queijo e isso significa que a lava vulcânica que saiu possuía muitos gases dentro dela e quando o gás esfria pela baixa temperatura da atmosfera, a lava também esfria e a gás é fica preso em seu interior e com os anos o gás vai desaparecendo e a forma da rocha fica desta forma. Depois, com os anos vem a erosão causada pelo vento e formando o que vocês estão vendo aqui.
Descrição de Imagem: Toba vulcânica

POSTAGENS REFERENTES A ESSA VIAGEM AO DESERTO DE ATACAMA:

1.    VIAGEM DE ÔNIBUS AO DESERTO DE ATACAMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...