LAGUNAS ALTIPLÂNICAS – Deserto de Atacama


6º dia de viagem – (Continuação..) San Pedro de Atacama. 

Saímos do povoado de Socaire e percorremos uma estrada sinuosa de subida rumo as Lagoas irmãs Miñiques e Miscante.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Preço do passeio: O passeio está incluído no mesmo pacote da Lagoa Chaxa e Reserva Nacional dos Flamingos, Socaire, que foi o valor de PCL 20.000 por pessoa, com almoço incluso, é continuação do mesmo passeio da postagem anterior)

Agência: MAXIM EXPERIENCE, que recomendamos pelo excelente guia JAIME LASCANO.

 LAGUNAS ALTIPLÂNICAS – MIÑIQUES E MISCANTE

Jaime, nosso guia da empresa Maxim Experience (San Pedro de Atacama), nos explicou que as Lagunas Altiplânicas estão localizadas a 4.200 metros de altura em relação ao nível do mar e integram a Reserva Nacional dos Flamingos (Reserva Nacional Los Flamencos). 



 Descrição de Imagem: Beta na entrada do setor das Lagunas, com muito frio...


VÍDEO DE NOSSA VISITA AS LOGUNAS ALTIPLÂNICAS

Clique na imagem acima para assistir ao vídeo

A região fica situada a 110 Km ao sul de San Pedro de Atacama e a 28 Km ao sudeste do povoado de Socaire. 

Descrição de Imagem: Placa na entrada das Lagunas Altiplânicas que indica que este trecho pertence a Reserva Nacional dos Flamingos

Ao chegarmos ao local, fomos aconselhados  caminhar lentamente, sem pressa e que fora da van a temperatura é muito fria e com muito vento.

Descrição de Imagem: Nando caminhando em direção a Laguna Miñiques

Fomos à cabine de entrada do Parque das Lagunas, onde compramos nossos bilhetes de entrada, que custou PCL 2.500 (R$ 8,61) cada um, por sermos adultos, pois o preço varia de acordo com a classificação de idade.

Descrição da Imagem: Valter comprando os ingressos para a Laguna


Descrição de Imagem: tabela de preço de ingresso ao local das lagoas

OBSERVAÇÃO: Não é um lugar indicado para se visitar para quem tem pressão alta, por motivo da grande altitude, acabam se sentindo mal. Isso aconteceu com a Roberta, que por motivo de sua pressão e por recomendação médica de evitar grandes esforços físicos, permaneceu na van durante todo este trajeto do passeio, apenas curtindo pela janela a beleza paradisíaca do local. 
Outra informação importante é que nos locais de grande altitude, não utilizar remédios a base de aspirina, pois pode causar hemorragia. O ideal é medicamento a base de paracetamol.

Foi nos orientado para que não saíssemos dos caminhos que estão determinados, pois é proibido devido a ser um sítio arqueológico, existindo uma lei nacional que protege estes lugares.

Valter e Fernando caminharam nas trilhas que margeiam a Laguna, observando de perto cada detalhe da paisagem, motivo que valia a pena para compensar o forte frio e vento que sentiam. Isso sem falar na dificuldade para se respirar, devido à grande altitude.

Descrição de Imagem: Valter caminhando e ao fundo a Laguna Miñiques
Ao contrário da Roberta que por problemas com pressão alta, preferiu permanecer dentro da van, pois cada pequeno esforço que fizesse, o batimento cardíaco aumentaria e a pressão arterial idem.

Descrição de Imagem: Beta curtindo o passeio pela janela da van, ao fundo a Laguna Miñiques

Nosso guia explicou que o que formou esta região geograficamente foi o glaciar, que empurrou montanha, abrindo um buraco em forma de fiorde e quando ocorreu o degelo formou a laguna e quando o vulcão entrou em erupção dividiu em duas lagunas, a Miñiques fica a 5 metros acima da Miscanti.


Descrição da Imagem: Nando ouvindo a explicação de nosso guia Jaime (abaixado), sobre a origem desta região.

A cor branca em torno da laguna é sal de origem vulcânica, sal mineral.

Laguna Miñiques:
Superfície: 15 Km²
Altura: 4.200 metros
Características: Recebe água da infiltração subterrânea das chuvas, de vertentes termais, das chuvas de verão. No inverno é possível observar sua superfície quase toda congelada.

Descrição de Imagem: ao fundo Laguna Miñiques
Descrição de Imagem: Laguna Miñiques (Foto montagem by Moretti Padulla)

Todos retornaram a van para a cerca de 1km a frente, chegar a Laguma Miscanti.

No caminho para a Laguna Miscanti, avistamos uma vicunha ao longe, pastando

Descrição de Imagem: Vicunha pastando próxima a Laguna Miscanti

A vicunha (Vicugna vicugna) é o menor membro vivo da família dos camelos (Camelidae). Habita de 3.000 a 4.600 metros acima do nível do mar, no elevado platô andino na região central e sul do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina, especificamente na puna, uma estepe elevada, desértica e desprovida de árvores, localizada acima da zona de lavouras cultivadas. Sua pelagem é constituída da lã da melhor qualidade que se conhece, a qual é valorizada e utilizada pelo homem desde a era pré-colombiana. Esta lã a protege do extremo frio e dos fortes ventos da puna e serve como um acolchoado para o corpo quando descansa no chão.


Laguna Miscanti:
Superfície: 1,5 Km²
Altura: 4.195 metros
Características: recebe água subterrânea de sua vizinha Miñiques.

Descrição de Imagem: Laguna Miscanti (Foto montagem by Moretti Padulla)


A cor dessas lagoas é maravilhosa, chamam de “Azul Atacama”, pois chegam perto de um tom azul-marinho único.

Olhando a nossa volta, nos leva a refletir, com temos diversidade neste mundo de Deus! Como tudo isso é lindo! Vale realmente à pena conhecer.


POSTAGENS REFERENTES A ESSA VIAGEM AO DESERTO DE ATACAMA:

1.    VIAGEM DE ÔNIBUS AO DESERTO DE ATACAMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...