CHARGING BULL E FEARLESS GIRL (New York-NY)


PASSEIO
CHARGING BULL E FEARLESS GIRL (New York-NY)
Touro de Wall Street e a Garota Destemida



Em nossa visita a Nova York, durante a Caminhada pela Broadway, passamos pelas estátuas de Charging Bull (Touro de Wall Street) e da Fearless Girl (Garota Destemida).

Mapa da caminhada da Battery Park até as estátuas do Touro de Wall Street e a Garota Destemida

Vale ressaltar que ambas as estátuas são de artistas, data de instalação e  objetivos distintos.



As estátuas do Charging Bull (Touro de Wall Street) e da Fearless Girl (Garota Destemida)




HISTÓRICO DO LOCAL


Charging Bull (Touro de Wall Street) é uma escultura de um touro grande, que segundo o autor da peça (Arturo Di Modica), simboliza a "força e poder do povo americano” numa referência a reação do mercado americano diante a quebra do mercado de ações de 1987 
  
Charging Bull (Touro de Wall Street)

A estátua foi instalada em dezembro de 1989 sob uma árvore de Natal de 18 metros no meio da Broad Street, em frente à Bolsa de Valores de Nova York, como um presente de Natal para os nova-iorquinos.

No dia posterior a sua instalação, a polícia foi acionada e o touro foi retirado e guardado em um pátio municipal. Mas o clamor público resultou em seu retorno, mas desta vez a dois quarteirões ao sul da Bolsa de Valores, local onde se encontra até o momento (abril/2018).

Importante o detalhe de que a estátua é de propriedade do autor Di Modica e não do município de Nova York, o que resulta até hoje em questões burocráticas sobre a concessão de sua exposição em espaço público, ou seja, como há um “permissão temporária” (que tecnicamente esse período é por cerca de 01 ano e isso foi no final da década de 80), há possibilidade da estátua ser retirada de seu local em qualquer dia desses.

A lenda popular é que esfregar a mão em seu chifre, no focinho e em seus testículos, representa sorte, prosperidade e dinheiro.

Quer conhecer um pouco mais da história, visite o site oficial: CLIQUE AQUI



A Fearless Girl (Garota Destemida), foi instalada no local em 07 de março de 2017 (noite anterior do Dia Internacional da Mulher), de frente para o Touro de Wall Street, como parte de uma campanha de marketing para seu fundo de índice diversificado de gênero da  State Street Global Advisers (SSgA). A Fearless Girl tem como pretensão "enviar uma mensagem" sobre a diversidade de gênero no ambiente de trabalho e incentivar as empresas a recrutar mulheres para seus conselhos.

A placa abaixo da estátua trás escrito: "Know the power of women in leadership. SHE makes a difference," (ou "Conheça o poder das mulheres na liderança. SHE faz a diferença"), com SHE referindo-se ao gênero "Ela" e também ao símbolo de uma ação da NASDAQ em um mercado de ações.

Fearless Girl (Garota Destemida)

Di Modica (escultor do Touro) pediu que a estátua da menina fosse removida, argumentando que a peça explora seu trabalho para fins comerciais e altera a percepção do touro. Ele afirma que a permanência dela, corrompe a integridade artística da estátua Charging Bull 's , distorcendo a intenção de sua estátua de 'um símbolo de prosperidade e para a força' em um vilão, e fá-lo para fins comerciais de SSgA.

Assim como o Charging Bull (Touro de Wall Street), a estátua da menina possui um autorização de permanência no local já vencida (validade 08 de março de 2018), mas até o momento (abril/2018), ambas permanecem em exposição, sem terem definidos para onde irão no futuro.

Então, aproveitem para visita-los na BowlingGreen.



ENDEREÇO
8 Broadway, New York, NY 10004, EUA (ponta sul, próximo da Battery Park)
De metrô – Utilize a estação Bowling Green – Linhas Verde 4 e 5

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Aberto diariamente, espaço público

PREÇO
gratuito

DICAS IMPORTANTES
- prepare-se, pois é imprevisível o momento em que você poderá encontrar o espaço com poucas pessoas, por ser um ponto turístico da cidade muito requisitado (nós não tivemos muita sorte, pois no momento de nossa visita, também havia muitas pessoas ao redor da estátua, que nem deu para vê-la em sua plenitude).



LINKS DOS PASSEIOS REALIZADOS NA VIAGEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...