VALPARAISO (tour inicial)

Cap III – VALPARAISO:  

VÍDEO DE NOSSO CITY TOUR POR VALPARAISO

Clique na imagem acima para assistir ao vídeo

A) Início do city tour

Passado o limite de município de Viña del Mar para Valparaiso, demos uma pequena parada para que nosso guia pudesse explicar um pouco sobre o símbolo de Valparaíso, que representa as cores da Copa do Mundo de 1962 e tem a forma das casas coloridas que sobem do mar ao morro.


Descrição de Imagem: Símbolo de Valparaiso

VALPARAÍSO


Em 1536 foi descoberta pelo Capitão espanhol Don Juan de Saavedra, que ao chegar por terra, para verificar se havia alguma embarcação da expedição de conquista que fora enviada por Diego de Almagro. Encontrou a caravela "Santiaguillo" fundeada na pequena Bahia que nomeou Quintil e "Valparaíso" a todo este lugar em homenagem a Valparaíso ( Valle Paraíso) de Cuenca – Espanha.

Valparaíso sempre teve sua história ligada ao mar, foi aldeia e no seculo XIX transforma-se em um lugar de crescente atividade econômica, em um dos principais portos do Oceano Pacífico, parada obrigatória das embarcações depois de cruzar o Cabo de Hornos e num trampolim para chegar às costas da América do Norte.
Descrição de Imagem: Beta e ao fundo o porto de Valparaíso

Possui um lado de romantismo, de tradição, um caráter nostálgico que alimenta a alma dos poetas, cineastas e artistas que se juntam nos cafés e bares e desenvolvem a vida intelectual junto com a vida boemia.

Algumas personalidades que estiveram em Valparaiso:



  • Charles Darwin esteve em Valparaíso depois de cruzar o Cabo de Hornos;



  • o escritor nicaragüense Ruben Darío trabalhou como funcionário da Alfândega de Valparaíso e conta-se que esta experiência inspirou seu libro "Azul";



  • Pablo Neruda construiu em Valparaíso uma das suas casas delirantes chamada "A Sebastiana" onde o poeta enchia as velas da sua poesia com ventos de inspiração.
Roberta na La Sebastiana - casa de Pablo Neruda


Passamos pela Universidad Frederico Santa Maria, uma das mais importantes do país, inaugurada em 1931. Ensina engenharia, ciência e tecnologia.
Também vimos os antigos e charmosos trolebus, de 1950, que ainda são utilizados como meio de transporte em Valparaiso.

Passamos rapidamente pela Plaza Sotomayor onde há o prédio que se encontra o diretor da Escola Naval ,  a sede do Corpo de Bombeiro de Valparaíso e o Monumento a los Héroes de Iquique, batalha travada no norte do país, entre peruanos e chilenos no Pacífico, em 1879 (aguns dos horóis estão enterrados abaixo do monumento).


Descrição de Imagem: Monumento a los Héroes de Iquique

A desvantagem de realizar um city tour com uma agência de turismo e um grupo, é que tudo passa muito rápido pela nossa janela e isso quando se tem a sorte da paisagem estar do nosso lado, pois quando o que temos que ver está na janela do outro lado, fica ainda mais difícil para registrarmos um boa imagem. Em compensação, conseguimos fazer o trajeto inteiro, sendo que sozinhos teria sido bem mais complicado ou mesmo impossível, em apenas meio dia, como fizemos e neste caso especificamente, muito mais caro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...